A Angola Cables iniciou nesta quarta-feira, 9, a instalação do cabo submarino de fibra óptica SACS (South Atlantic Cable Sytem), que ligará o país africano ao Brasil. O lançamento começou na costa de Angola, em Sangano, município da Quissama, e chagará a Fortaleza, no Ceará, pelo Atlântico Sul. O processo de instalação do cabo até sua chegada à costa cearense deverá levar entre quatro e cinco meses.
Construído pela fornecedora japonesa da NEC, o cabo terá capacidade de pelo menos 40 Tbps e 6 mil quilômetros de extensão. A etapa atual de instalação do cabo em águas rasas exige a participação de diversos especialistas, como engenheiros, profissionais de TI e mergulhadores profissionais para que o cabo realmente seja fixado com segurança em solo marítimo.
Participaram do evento de lançamento do cabo em alto mar diversas autoridades locais, entre eles o Ministro de Telecomunicações e Tecnologia de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, além de uma comitiva brasileira do Governo do Ceará, incluindo o governador Camilo Santana.