?WiMAX móvel quebra paradigma de subsídios?, diz Sprint

O responsável pela negociação e desenvolvimento de espectro da Sprint Nextel, Tajit Mehta, que encerrou os painéis de discussão da ABTA 2007, afirmou em sua apresentação que a adoção da tecnologia WiMAX móvel romperá com o paradigma dos subsídios de handsets praticados hoje no mercado. Isso porque a estratégia dos fornecedores que trabalham no desenvolvimento da tecnologia está na produção de chips que serão incorporados nos mais diversos aparelhos eletrônicos já utilizados atualmente, que vão de câmeras fotográficas a displays de vídeo portáteis. Assim, segundo o executivo da Sprint Nextel, a questão da escala para redução de custos dos equipamentos estaria resolvida. ?Não queremos subsidiar devices e nem o usuário quer contratos de fidelidade, então acabamos com isso?, simplifica Mehta.
Após testar a tecnologia WiMAX móvel na freqüência de 2,5 GHz (a mesma do MMDS) por cerca de quatro anos, a Sprint Nextel prepara para o final de 2007 o lançamento parcial de três de suas operações nas cidades Chicago, Baltimore e Washington. ?Será um lançamento em apenas alguns pontos específicos das cidades, a operação comercial deve ser lançada em abril de 2008, e a idéia é conseguir cobrir uma população total de 100 milhões de pessoas em mais de 65 cidades até o final do próximo ano?.
O serviço será lançado inicialmente para oferta de dados móveis em alta velocidade, pacotes de 1,5 Mbps através de placas WiMAX para notebooks, PDAs, entre outros dispositivos.

Notícias relacionadas
A operadora usará três fornecedores para a implantação do serviço: Samsung, Nokia e Motorola. Cada fornecedor fica responsável pela implantação em uma cidade. Segundo Mehta, a operadora e os três fornecedores vêm trabalhando em conjunto para garantir a interoperabilidade dos equipamentos.

Complementariedade

A operadora norte-americana não deixou de investir também na evolução de sua rede de dados CDMA 1x e conta com a tecnologia EV-DO Rev.A para complementar a oferta de dados móveis. ?Nas cidades sem cobertura WiMAX, usaremos o EV-DO para oferecer dados, com velocidade média de 700 kbps; mas para oferta conjunta de voz, dados e vídeo a tecnologia ideal ainda é o WiMAX?, comenta Mehta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!