Roaming entre operadoras deve ter normativo emergencial já em maio

O desastre das chuvas no Rio Grande do Sul está motivando a preparação na Anatel de um normativo emergencial para roaming, que pode ser colocado na rua já no mês de maio. A informação foi trazida pelo superintendente executivo da agência, Abraão Balbino, durante debate da Associação Neo nesta quinta-feira, 9.

Ele notou que a Anatel já tem em seu planejamento uma normatização do roaming de forma perene, mas que também serão necessárias decisões de curto prazo. Sem entrar em maiores detalhes sobre medidas, Balbino informou que o trabalho está a cargo da Superintendência de Controle de Obrigações da agência.

"Há necessidade grande de roaming e ele passou a envolver várias questões: o roaming permanente, em estradas e em situações de calamidade. Essas situações estão exigindo uma ação", citou Balbino, destacando os desafios enfrentados nas enchentes no RS. Lá, as principais operadoras móveis liberaram o roaming entre si, disponibilizando rede para clientes das concorrentes sem o serviço disponível.

Notícias relacionadas

A medida, porém, não estaria ao alcance de algumas operadoras móveis virtuais (MVNOs) que atuam na região por conta de limitações na solução técnica utilizada, relatou a sócia da TELCOnsultoria, Katia Pedroso, durante o debate com a Anatel. Segundo ela, é necessário que um protocolo para roaming em situações emergenciais seja efetivamente definido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!