Consórcio apresentará nova geração de transmissões DVB

A Agência Espacial Européia (ESA) escolheu um consórcio de pesquisas europeu, liderado pela Nera, para garantir que as redes DVB-RCS possam usar a próxima geração do padrão DVB-S2 de transmissão por satélite. A maior parte das emissoras de TV via satélite no mundo usa equipamentos compatíveis com o DVB-S (Digital Video Broadcasting – Satellite) para os serviços de transmissão por TV, e o padrão tem sido cada vez mais adotado também para dados, inclusive para especificar o canal de link do padrão DVB-RCS (Digital Video Broadcasting – Return Channel via Satellite) de satélites de banda larga de duas vias (two-way).
Segundo a Nera, a próxima geração do padrão de link DVB-S2 tornará os sistemas DVB-RCS mais poderosos para a transmissão do tráfego IP. O consórcio desenvolverá um modem DVB-S2 e verificará se o DVB-S2 pode ser usado em redes DVB-RCS. Na opinião da direção da Nera, esse projeto é importante para a banda larga via satélite, que poderá seguir o padrão observado em redes terrestres, onde a largura de banda aumenta enquanto os preços diminuem. Os preços da banda larga deverão, também, se tornar mais competitivos, porque com a ampliação da cobertura com satélites aumentarã a capacidade de transmissão, acredita a direção da Nera.
O consórcio é composto pela EADS Astrium, Hispasat, TurboConcept, German Aerospace Center – DLR, e German Fraunhofer IIS Research Institute.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!