A Agência Espacial Européia (ESA) escolheu um consórcio de pesquisas europeu, liderado pela Nera, para garantir que as redes DVB-RCS possam usar a próxima geração do padrão DVB-S2 de transmissão por satélite. A maior parte das emissoras de TV via satélite no mundo usa equipamentos compatíveis com o DVB-S (Digital Video Broadcasting – Satellite) para os serviços de transmissão por TV, e o padrão tem sido cada vez mais adotado também para dados, inclusive para especificar o canal de link do padrão DVB-RCS (Digital Video Broadcasting – Return Channel via Satellite) de satélites de banda larga de duas vias (two-way).
Segundo a Nera, a próxima geração do padrão de link DVB-S2 tornará os sistemas DVB-RCS mais poderosos para a transmissão do tráfego IP. O consórcio desenvolverá um modem DVB-S2 e verificará se o DVB-S2 pode ser usado em redes DVB-RCS. Na opinião da direção da Nera, esse projeto é importante para a banda larga via satélite, que poderá seguir o padrão observado em redes terrestres, onde a largura de banda aumenta enquanto os preços diminuem. Os preços da banda larga deverão, também, se tornar mais competitivos, porque com a ampliação da cobertura com satélites aumentarã a capacidade de transmissão, acredita a direção da Nera.
O consórcio é composto pela EADS Astrium, Hispasat, TurboConcept, German Aerospace Center – DLR, e German Fraunhofer IIS Research Institute.
Satélites