Brasil cai cinco posições no ranking do World Economic Forum

O World Economic Forum divulgou relatório nesta quarta-feira, 9, e anunciou que o Brasil é a 46ª nação em tecnologia da informação. A classificação desse ano representa uma queda de cinco posições para o País em relação ao ano anterior. Embora até o ranking de 2002 o Brasil mantivesse a liderança na América Latina, desde 2003 perdeu a primeira colocação para o Chile, que ficou em 35º nesse ano. Apesar da queda, o Brasil ainda detém a segunda posição na região, à frente do México (60º) e da Argentina (76ª).

Motivos

Na avaliação do World Economic Forum, a maioria dos países da AL perde terreno na comparação com outras regiões do mundo na corrida para transformar as tecnologias de informação e comunicações (TIC) em vetores de crescimento e melhoria de competitividade. À exceção do Chile, toda a região – inclusive o Brasil – tem um ambiente regulatório fraco para o desenvolvimento do setor de TIC, um sistema administrativo e burocrático pesado, baixa prioridade do desenvolvimento do segmento junto aos governos, baixa penetração da internet e um êxodo de pessoas qualificadas. Esse conjunto de fatores limita o potencial para crescimento rápido nos setores de TIC dessas economias.

Notícias relacionadas
O World Economic Forum é uma organização internacional e independente, sem fins lucrativos. Baseado em Genebra, Suíça, o fórum não possui ligações políticas, partidárias ou nacionais e tem status de ONG consultivo do conselho social e econômico da ONU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!