Desligamento do 3G é 'natural', afirma executivo da Claro

Foto: Pixabay

Com a tendência de queda no 3G se acentuando ainda mais em 2022, a Claro vê com naturalidade um eventual desligamento para a tecnologia. Sem falar em estimativas de prazo, o CEO da área de consumo e PME da operadora, Paulo César Teixeira, o WCDMA tem um "valor" maior para a reutilização do espectro por ter maior quantidade, mas há ainda uma base considerável utilizando a terceira geração.

Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira, 9, durante evento de lançamento do aparelho Samsung Galaxy S23 em uma loja da Claro em São Paulo, o executivo contou como ele vê esse próximo passo do mercado. "Acho que é natural que ocorra o switch-off. Mas o primeiro a se fazer é trazer os produtos agora ao 4G de entrada com preços mais competitivos, e de certa forma, fazer com que o mercado pare de comprar 3G", avalia. 

Segundo Teixeira, a operadora já não vende mais aparelhos compatíveis apenas com 3G, mas há ainda varejistas comercializando esses dispositivos. Do portfólio atual da empresa, 30% ainda são 4G, e 70% já são compatíveis com o 5G. 

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A utilidade do 3G para o hand-off da voz no 4G também está com dias contados. A visão da Claro é que o VoLTE já está lidando com isso, e o 5G também está promovendo mais a utilização da tecnologia de chamadas sobre a camada de dados na rede móvel. O executivo não quis apostar se o 2G seria desligado primeiro, mas ressaltou: "O que tem mais valor é 3G, porque a banda que se ocupa é maior". 

Oi Móvel

Questionado se haveria alguma questão com máquinas de ponto de venda (POS, ou "maquininhas", como são popularmente chamados), o executivo da Claro afirmou não há um impacto significativo. Mas lembrou que há ainda uma base advinda da Oi Móvel que ainda está atrelada à tecnologia 3G e usando dados. Ou seja: trata-se de um uso ineficiente de espectro, se comparado com as tecnologias mais novas. 

Assim, a companhia já completou a migração dos clientes da Oi e já efetuou o desligamento de inativos da operadora. Segundo Teixeira, foram cerca de 1,4 milhão em novembro e outros 2,5 milhões em dezembro.

13 COMENTÁRIOS

  1. Mas, nem de longe, as operadoras (exemplo, Vivo em Ubá-MG, centro da cidade) disponibilizam o 4G com razoável cobertura e intensidade de sinal. O telefone (exemplo, meu Galaxy S10+) pega um sinal fraco de 4G e não miga para o 3G, ficando com uma internet lenta. Você tem que perceber o que está acontecendo e interferir (mudar manualmente). Imagine nos bairros. E na zona rural?

  2. São três 0peradora de Celular em Salvador; Claro Tim e Vivo nemhuma olha prá o Suburbio Ferroviário .Aqui 5G só no centro da Cidade ,tudo aqui fica em segundo plano.

  3. Como assim a Claro falando de desligar o 3G?
    Essa operadora nem disponibiliza o VoLTE (voz 4G).
    Justamente ela que preza pelo: "Você merece o novo" dizendo isso?
    Quem é ela para dizer isso…
    Ah… TIM e Vivo disponibiliza a todos os planos. Claro, só para DDDs e planos em específico…

    • Em Salvador Ba, São Paulo capital e Rio de Janeiro Capital, já tem o VoLTE da Claro, porém só pra planos pós pagos, espero que mude isso e bote pra toda a base e aumente os locais disponíveis.

  4. Na verdade, no interior do estado de São Paulo, noroeste Paulista mau pega o sinal. Nem analógico e ainda querem desligar, só no Brasil, quem deveria fiscalizar não o faz!

  5. Parece brincadeira a Claro falar em desligar o 3g e utilizar o VoLTE. Em MG na maioria das cidades ela ainda não tem a tecnologia disponível e os atendentes sequer sabem o que é VoLTE. Na auditoria somente consegui ativar o VOZWIFI e depois de ativar os serviços de siga-me e secretária bugaram. Tive que desligar para voltar ao normal. Unica que tem VoLTE VOWIFI e tudo funcina 100% é a VIVO. Aqui na região a Claro é a única que ainda tem banda larga por cabo até os provedores regionais já utilizam fibra.

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