Qualcomm e Crown Castle testam sistema multicast

Enquanto as operadoras preparam suas infra-estruturas para suportar a próxima geração de serviços 3G, a disputa pelo fornecimento de transmissão em alta velocidade de múltiplos conteúdos para celulares promete ser acirrada. A Qualcomm por meio da subsidiária MediaFLO e a operadora móvel Crown Castle, através da Modeo, demonstraram a tecnologia multicast de transmissão de vídeo para celulares durante o CES International 2006, em Las Vegas.
A Qualcomm fez a demonstração com aparelhos da Samsung e LG, enquanto a Modeo usou equipamentos da Motorola e da Nokia.
A demonstração da tecnologia FLO, da Qualcomm envolveu a transmissão via rádio e visualização de múltiplos canais de conteúdo multimídia sem fio, incluindo streaming vídeo e multicast de dados em pacotes. A tecnologia suporta até 20 canais de streaming de vídeo de qualidade QVGA (320×240 pixels) em até 30 quadros por segundo, 10 canais de áudio estéreo (estéreo paramétrico HE AAC+) e até 800 minutos de conteúdo Clipcast armazenado por dia (videoclipes de formato curto); tempo médio de troca de canais de 1,5 segundo, sem armazenamento em buffer nem barras de progresso. A rede da MediaFLO USA, de alcance nacional, transmitirá conteúdo multimídia a celulares na faixa de freqüência de 700 MHz, com previsão de início de operação comercial no quarto trimestre de 2006.

Notícias relacionadas
Já a Modeo, subsidiária da operadora de sistemas sem fio Crown Castle International demonstrou sua rede multicast com aparelhos da Motorola e Nokia, usando a tecnologia DVB-H (Digital Video Broadcast ? Handheld).
A ABI Research, empresa norte-americana de pesquisas, estima que o mercado mundial de TV para equipamentos móveis deve sair de US$ 200 milhões neste ano para US$ 27 bilhões até o fim desta década.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!