FCC inicia maior leilão de espectro dos EUA com banda C

A Federal Communications Commission (FCC) dos EUA anunciou nesta terça-feira, 8, o início de um novo leilão de capacidade em banda C (neste caso, em 3,7-3,98 GHz) para serviços 5G. Com a disponibilização de 280 MHz, o certame é o maior já realizado pela comissão norte-americana.

Ao todo, serão leiloadas 5.684 licenças regionais e de uso flexível. A primeira rodada do processo (que pode levar semanas) foi encerrada ainda nesta terça-feira, registrando propostas iniciais entre as 57 empresas qualificadas e lances de US$ 1,7 bilhão, de acordo com a consultoria BitPath.

Notícias relacionadas

Limpeza

Para disponibilizar o espectro às vencedoras, a FCC propôs um plano de limpeza acelerada para a faixa leiloada. A comissão afirma ter obtido o compromisso de que empresas de serviços fixos em satélite vão sair "rapidamente" da banda de 3,7-3,98 GHz.

As incumbentes da banda C concordaram em migrar as operações fixas em 3,7-4,0 GHz para a faixa superior de 4,0-4,2 GHz. Segundo o cronograma, a primeira fase desta transição (com a limpeza de 120 MHz entre 3,7-3,82 GHz em 46 das 50 regiões desenhadas para o processo) será concluída em dezembro de 2021. Já a segunda fase, com as regiões restantes, ficará para dezembro de 2023.

Calendário

Este não é o primeiro leilão de banda C realizado pela FCC neste ano. Finalizado em agosto, um certame com a venda de 70 MHz levantou US$ 4,585 bilhões para os cofres dos EUA após 76 rodadas. Já para 2021, estão previstos leilões nas bandas de 2,5 GHz e 3,45 GHz. Os esforços fazem parte da estratégia norte-americana para a quinta geração de redes (5G Fast Plan).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!