Internet de 1 Gbps deve ser lançada pela Oi no começo de 2021

José Cláudio Moreira Gonçalves (o Naval), VP de operações e tecnologia da Oi

Já em testes no Rio de Janeiro, a velocidade de 1 Gbps na fibra da Oi deve estar disponível comercialmente no começo do ano que vem. A tecnologia ainda não tem precificação, mas faz parte da estratégia agressiva da operadora na oferta de banda larga em FTTH. 

"A rede já está dimensionada e preparada para 1 Gbps. Agora é só fazer os detalhes de preparação de técnicos em campo, de produto, alinhamento e testar tudo", afirma o VP de operações e tecnologia da Oi, José Claudio Moreira Gonçalves (conhecido como Naval), em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 8. A tecnologia utilizada será a GPON, mas já há um trabalho para a atualização desse padrão para XGSPON. Com isso, a operadora espera poder oferecer a velocidade de gigabit para um número maior de clientes, além de já introduzir conexão de 10 Gbps. 

Segundo Naval, essa troca do GPON para o XGSPON permitirá ainda oferecer velocidades simétricas de download e upload. A banda atual do GPON permite entregar capacidades de 2,5 e 1,25 Gbps para down e uplink, respectivamente. Atualizando para a XGSPON, seria possível ter 10 Gbps tanto para descida quanto para subida. 

Notícias relacionadas

A tecnologia de reuso de fibra é o que permite o rápido crescimento da Oi no mercado de fibra. No caso de clientes residenciais novos, considerando a célula de 400 clientes, é construída a rede de acesso. Para usuários corporativos, por outro lado, a empresa vai passar a utilizar o GPON. Até então, esses clientes eram conectados com fibra ponto a ponto. Agora, serão colocados em GPON, podendo expandir a mesma fibra para mais 63 clientes, incluindo também para o mercado residencial. 

"Todas as fibras para B2B serão convertidas em GPON e xGSPON, ampliando a capacidade. Para além de onde a gente já atende com cliente residencial, vamos fazer massificação de fibra para todo o cliente empresarial e corporativo", destaca o diretor de engenharia da operadora, André Ituassu.

Neutralidade

A ideia é apregoar a utilização do que a Oi chama de quinta geração de rede de fibra, ou F5G. Segundo Ituassu, a empresa é "membro assíduo" de um grupo de padronização da tecnologia, com estudo de acesso dentro da residência até o backbone. "A simetria de upload é mais importante ainda para quem está fazendo home office e schooling, e a gente traz isso com F5G", diz.

Neste sentido, a intenção da companhia é eventualmente possibilitar vender com modelo baseado em tipos de serviço, priorizando latência ou largura de banda. Perguntado se haveria conflito com o Marco Civil da Internet, Ituassu diz que há preocupação com o tema. "Estamos estudando todas as soluções possíveis para garantir que não seja nada que interfira no MCI. Quando oferecermos, estará resguardado [na legislação]. 

No dia 18 de dezembro a Aliança Conecta Brasil F4, presidida pelo ex-deputado Daniel Vilela, promoverá o primeiro evento brasileiro sobre a tecnologia F5G, com a presença do presidente da Oi, Rodrigo Abreu. A Aliança Conecta Brasil é um think tank dedicado a estudos e análises relacionadas à banda larga no Brasil. O evento é gratuito e mais informações estão disponíveis pelo site www.aliancaf4.com.br

Outras ofertas

A companhia Oi tem procurado investir em gaming, além de estudar a aplicação de roteadores WiFI6. Mas o diretor de engenharia da Oi afirma que, para além do FTTH, o projeto é levar a fibra cada vez mais próxima: primeiro até o cômodo (Fiber to the Room) e depois para a mesa (Fiber to the Desk). 

Atualmente, a companhia já está oferecendo desde a última Black Friday, no final de novembro, a velocidade de 500 Mbps. Em oferta promocional, a empresa migra automaticamente quem assina o plano de 400 Mbps para a nova velocidade por R$ 149/mês. No entanto, a Oi afirma que há intenção de manter ambas as ofertas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!