Após 13 meses do lançamento do WebFone, a primeira solução de telefonia IP da GVT para o mercado residencial, a operadora resolveu reformular a sua oferta de VoIP e criou a subsidiária Vono com um investimento estimado em R$ 20 milhões até o final de 2006. De acordo com o vice-presidente executivo da unidade de negócios VoIP da GVT, Rodrigo Dienstmann, a operadora teve de se reformular para sobreviver e competir no mercado de VoIP. ?A telefonia via internet, ao estar dentro de uma operadora de telefonia, tem de seguir as mesmas regras de qualidade, universalização e isonomia do STFC, e não podemos oferecer chamadas gratuitas entre usuários VoIP. Por isso tiramos o produto de dentro da GVT?, explica.
A Vono, lançada oficialmente nesta quinta, 8, em São Paulo, opera com licença SCM e oferece números locais em 146 cidades utilizando a licença de STFC da GVT. Assim, as ligações entre clientes Vono e para telefones fixos da GVT serão gratuitas e o novo modelo permite a criação de redes privativas virtuais gratuitas para empresas de pequeno e médio porte (PME).
Para contratação de um número local, o usuário deve pagar uma mensalidade de R$ 15, dos quais R$ 10 são convertidos em minutos de conversação. Ligações para telefones fixos dentro das 146 cidades em que a GVT opera STFC custarão R$ 0,11 o minuto e para telefones celulares o valor é de R$ 0,60. Para as demais cidades os valores ficam em R$ 0,25 e R$ 1,20 por minuto, respectivamente.
A campanha no Brasil terá início em janeiro do próximo ano e o objetivo é em 2006 ampliar a oferta de números locais para 170 cidades, adicionando assim cidades como Campinas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Governador Valadares (MG) à ?área local? da GVT e, posteriormente, destinos internacionais como Nova York, Miami, Boston e Tóquio.