Associação GSM aponta desafios para as operadoras móveis na AL

Já são 2 bilhões de assinantes móveis no mundo, sendo 1,5 bilhão na tecnologia GSM. Nos Estados Unidos e na América Latina a tecnologia tem 50% dos assinantes, sendo que só no último ano foram acrescentados 53 milhões de novos usuários, mais que o dobro comparado às outras tecnologias. O estudo sobre o mercado móvel foi divulgado no congresso da GSM Americas 2005, promovido pela Asssociação GSM e 3G Americas que acontece em Miami Flórida, dias 7 e 8 de dezembro.
A associação GSM, que reúne mais de 30 empresas, apontou que o principal desafio das operadoras móveis em todo o mundo está a queda drástica da receita por usuário (Arpu). Os primeiros 1,5 bilhão de usuários chegaram com Arpu médio de US$ 30 no período de 1999 a 2005. ?Para o próximo 1,5 bilhão de usuários, a Arpu deve cair para US$ 5?, diz Juan Carlos Gil, diretor executivo da associação GSM da America Latina. E essa massa de assinantes vai demandar aparelhos abaixo de US$ 40. E parece que isso não deve demorar muito: a previsão da indústria, segundo a Associação GSM, é oferecer celulares ate US$ 30 até o final de 2006.

Baixo uso de serviço de dados

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Hoje a Arpu de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e México está entre US$ 10 e US$ 15, com o mercado pré-pago dominando a região. E a receita com dados representou apenas 5% para as operadoras, sendo 90% com SMS.
Entre os desafios para as operadoras apontados pelo estudo está o oferecimento de novos serviços de valor agregado para os assinantes pré-pagos visando o aumento de receita. O estudo também constatou uma grande concentração de mercado entre a América Móvil, Telefónica e TIM, que têm 80% dos assinantes na região.

Impostos

Estudo da Pyramid Research divulgado pela em 50 países, sendo dez latino-americanos, divulgado pela 3G Americas, apontou que os impostos representaram 20% do preço dos serviços. Em 16 países, as taxas anuais vão de US$ 24 a US$ 179 por usuário móvel e em 19 países existem taxas adicionais de até US$ 13 por usuário. Em 50 países 39% dos celulares vêm do mercado negro, representando perdas de US$ 2,7 bilhões em impostos, informa o presidente da 3G Americas, Chris Pearson.
Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela representam 83% do mercado móvel total da América Latina. Os investimentos das operadoras móveis nessa região foram de US$ 16 bilhões entre 2002 e 2004, aplicando em torno de 28% de suas receitas, comparado com uma média de 13% a 18% nos Estados Unidos.

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