Braço da Claro para o segmento corporativo, a Embratel anunciou uma plataforma digital para que empresas possam analisar em detalhes resultados de ações de marketing e vendas. O Insights 360 também fornece recomendações de novas ações, com o objetivo de otimizar recursos das campanhas.
Segunda a companhia, a plataforma pode ser aplicada em setores como, por exemplo, atacado, varejo e indústria, bancos, agências de publicidade, concessionárias automotivas e marketplaces.
Além de analisar informações das empresas para avaliar ações já realizadas e indicar ajustes, a ferramenta também é capaz de planejar novas campanhas com base em históricos e tendências observadas. Para isso, a Embratel informou que o Insights 360 mapeia e agrupa dados sobre determinado produto ou serviço, que ficam reunidos pelo LakeIT, plataforma de Data Lake as a Service da Embratel.
Informações como o faturamento mensal, semanal ou diário de um produto ou vendas divididas por áreas geográficas (cidades ou bairros) podem ser inseridas na plataforma. As ações feitas em outdoors, revistas, jornais, sites, mídias sociais e televisão, com os investimentos associados a cada uma delas e as datas de veiculação também podem ser fornecidas.
"A solução possibilita compreender se sites são as melhores mídias para iniciativas de comunicação do que redes sociais ou jornais, baseada nos padrões de vendas, no comportamento e nas preferências do consumidor", explicou a diretora de operações de TI da Embratel, Andrea Mannarino.
Integração com Claro GeoData
O Insights 360 também pode ser integrado à Claro GeoData, uma solução da Embratel que identifica de forma anônima a quantidade de pessoas que passam ao redor de uma loja, por exemplo, por meio de eventos dos celulares gerados e coletados pelas antenas da Claro. De acordo com a marca, essa integração permite visualizar estatísticas sociodemográficas, horário de pico de movimento e zona de influência.