Brasil quer liderar discussão global sobre conexão satélite-celular

Foto: Reprodução/AST SpaceMobile

O Brasil pretende liderar a discussão global sobre a conexão satélite-celular (direct-to-device), começando pela edição de 2023 da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23) – marcada para ter início no dia 20 de novembro em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Em reunião aberta realizada pela Comissão Brasileira de Comunicação para Radiocomunicações (CBC 2) nesta quarta-feira, 8, representantes da delegação brasileira no evento da UIT apontaram o tema como uma das grandes apostas para discussão no próximo ciclo da conferência, realizada a cada quatro anos.

"O Brasil precisa dessa tecnologia, devido à sua vastidão geográfica e à falta de cobertura em boa parte do território", resumiu o Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram, durante o encontro.

Notícias relacionadas

Neste sentido, uma proposta das Américas de autoria do Brasil prevê a inclusão do direct-to-device na agenda global de discussões. A ideia é iniciar estudos, o que possibilitaria novas atribuições de espectro de rede móvel para serviços de satélite. A proposta das Américas mira inicialmente as faixas abaixo de 3 GHz, ainda que o Brasil também considere outras opções como o 3,5 GHz e o 4,9 GHz para a integração satélite-celular.

Chefe da delegação técnica do País na WRC-23, Rodrigo Gebrim lembrou que a Anatel já trabalha em um sandbox regulatório para a conexão direta entre as redes satelitais – notadamente de baixa órbita, ou LEO – e dispositivos finais. "Teremos um período de testes, mas esperamos conseguir estudar e estabelecer limites de operação adequados para daqui a quatro anos falar em autorização mais incisiva e massiva", sinalizou Gebrim.

O objetivo é contar com o recurso satelital como componente complementar de cobertura das operadoras de telefonia, e não criar um competidor para estas, notou o profissional.

Gebrim também apontou que administrações de países podem utilizar espectro móvel para testes do gênero antes de decisões a nível de WRC, desde que não gerando interferência em vizinhos. É este modelo que tem sido usado para testes nos Estados Unidos e Holanda.

Sustentabilidade

Além das propostas sobre espectro, o Brasil também deve defender na WRC-23 medidas para a sustentabilidade espacial, sobretudo com o crescimento das constelações de baixa órbita.

A delegação brasileira é autora de proposta adotada pela Região das Américas que prevê o desenvolvimento de estudos, em caráter de urgência e prioridade, para recomendações sobre a proteção ambiental de órbitas de satélites não geoestacionários.

O tema é considerado um tópico de longo prazo cujo desenrolar também ficaria para o próximo ciclo da conferência quadrienal de radiocomunicações. Por essa razão, o País também está enviando contribuição direta para endereçar questões de curto prazo relativas ao tema, explicaram representantes da delegação técnica na WRC-23.

O item prevê estabelecimento de critérios para que os limites agregados de interferência dos satélites não geoestacionários sejam frequentemente recalculados, visando a proteção dos satélites geoestacionários (GEO). A proteção deste segmento também é considerada muito importante dada a dimensão geográfica do País. Há receio que graves problemas de interferência em um futuro próximo possam impactar severamente a operação dos satélites, em um espaço mais congestionado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!