Jovem utiliza pouco serviços do celular no Brasil

Metade dos usuários jovens nunca utiliza os serviços WAP e o principal motivo é o alto preço do serviço. Esse dado foi apontado por uma pesquisa realizada pelo núcleo jovem da editora Abril, composto pelas revistas Mundo Estranho (meninos entre 11 e 18 anos), Superinteressante (jovens adultos entre 18 e 25 anos), Bizz (o chamado jovem atitudinal, com 25 anos ou mais) e Capricho (meninas, entre 11 e 17 anos). Além do baixo uso portal WAP, a pesquisa mostra que outros serviços do segmento de valor agregado têm baixa aceitação entre os jovens.
Entre o público da revista Bizz, especializada em rock, por exemplo, 33% nunca fez o download de uma música do formado MP3 no seu celular, só perdendo para aqueles que alegaram que o celular não comporta o serviço (35%). Perguntados sobre os motivos pelos quais os internautas não têm o hábito de ouvir música MP3 nos celulares, 74% responderam que é complicado e 26% disseram que não têm interesse.
Até mesmo o ringtone que é tido como popular e difundido, segundo a pesquisa, não tem uma alta adesão entre o público jovem: 41% dos leitores da Superinteressante, por exemplo, nunca fizeram o download de ringtone. A estatística mais positiva está entre os leitores da Capricho e da Mundo Estranho. Vinte e cinco por cento e 20% responderam que fazem o download em intervalos maiores que um mês. A pesquisa também pergunta o motivo pelo qual o internauta não se interessa pelos ringtones. A resposta mais votada foi porque o serviço é considerado caro e, em segundo lugar, a falta de interesse pelos ringtones disponíveis.

Notícias relacionadas
O envio de mensagens SMS é o único item que obteve alta aceitação entre o público pesquisado. Somente 9% dos usuários afirmaram nunca utilizar o serviço e apenas 8% acha complicado.

Operadoras e fabricantes

A Vivo é a operadora líder nas revistas Superinteressante (29%) e Mundo Estranho (32%), enquanto a TIM lidera na Capricho (28%) e, com grande vantagem na Bizz (57%). Entre os fabricantes de aparelhos, a Nokia garante sua liderança junto aos jovens adultos da Superinteressante com 30% de participação e dos garotos de Mundo Estranho com 31%. Entre as meninas de Capricho, a marca preferida é a Motorola com 29%. Já a Siemens é a líder entre os jovens atitudinais de Bizz com 29%.
Segundo Fabiana Mioto, editora de internet do núcleo jovem da editora Abril, com exceção dos jogos ? que tiveram boa aceitação entre os públicos da Mundo Estranho e da Capricho ? os resultados de adesão dos outros serviços foram ?um pouco abaixo do esperado?. ?A nossa intenção foi fazer uma sondagem de opinião, com o objetivo de identificar o perfil de consumo do jovem; não há nenhum instituto de pesquisa ou auditoria envolvidos?, diz ela. A sondagem ouviu 5.108 pessoas entre os dias 8 de junho e 25 de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!