Estados Unidos revogam licenças para fornecimento de chips à Huawei

Huawei
Foto: rawpixel/Creative Commons

Em mais uma jogada na disputa comercial contra a China, os Estados Unidos aumentaram as restrições ao fornecimento de chips à Huawei.

A informação foi confirmada pelo Departamento de Comércio dos EUA (DoC) após publicação pelo Financial Times. A medida afeta licenças concedidas para a Intel e a Qualcomm e tem impacto direto na fabricação de smartphones e notebooks por parte da Huawei.

A nova rodada de sanções tem relação com a pressão que congressistas dos EUA fizeram ao governo de Joe Biden. Em abril, a avaliação de parte dos membros do parlamento foi de que o DoC permitiu que a Intel vendesse chips mais avançados para alimentar a produção do primeiro notebook equipado com inteligência artificial (IA) da Huawei.

Notícias relacionadas

A justificativa por parte dos parlamentares e de autoridades de segurança dos EUA para essa batalha contra a Huawei é baseada na não recente acusação de que o conglomerado esteja diretamente envolvido com o governo chinês em planos de espionagem. Tal acusação, no entanto, é negada pela Huawei. 

Detalhes

Esta não é a primeira vez que os EUA tomam ações para frear o desenvolvimento tecnológico da companhia chinesa. O governo de Biden já implementou medidas para limitar o acesso da Huawei a tecnologias consideradas críticas.

Recentemente, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) também tomou medidas para impedir que o laboratório da empresa certifique dispositivos sem fio para uso nos Estados Unidos.

A Huawei tem enfrentado restrições para obter componentes e software estrangeiros nos últimos cinco anos. Desde 2019 as regras do Departamento de Comércio passaram a exigir que os fabricantes de chips obtenham uma licença para exportar certos chips avançados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!