Vírus é transmitido por MMS e pode se espalhar rapidamente

A ameaça dos vírus nas operadoras móveis aumentou um pouco mais nesta segunda-feira, 7, com a descoberta de um vírus móvel chamado Commwarrior (algo como guerreiro das comunicações) que, segundo a empresa finlandesa de segurança em redes F-Secure, tem potencial para se espalhar globalmente via MMS (multimedia messaging service). O vírus pode também se replicar localmente por meio da tecnologia Bluetooth, ou seja, da mesma maneira que vírus como o Cabir têm se espalhado pelos celulares. Os vírus disseminados por Bluetooth têm como principal característica descarregar as baterias dos aparelhos.
O primeiro sinal da existência do Commwarrior apareceu em janeiro deste ano em um fórum na Sérvia que alertava para a disseminação dos vírus móveis nos aparelhos suportados pela plataforma Symbian Serie 60. Naquela ocasião, foi constatado, de acordo com a F-Secure, que o vírus enviava MMSs automáticas para uma lista de contatos de um telefone infectado. As MMSs têm, necessariamente, elementos de imagem, áudio ou vídeo. O Commwarrior envia MMS de um handset para outro ou de um telefone para sua própria lista de e-mails.

Rússia

Notícias relacionadas

Para a F-Secure, as primeiras indicações levam a acreditar que o vírus é originário da Rússia, pois ele contém um texto em russo ? OTMOP03KAM HET! ? que significa aproximadamente ?Não às idéias mortas?. Inicialmente, a empresa finlandesa afirma que a situação não é crítica, desde que não haja um número alto de reclamações de usuários a respeito disso. Contudo, a F-Secure alerta que o vírus cria um billing involuntário e sem garantias para os assinantes porque ele envia MMS sem a interação do usuário. Para que o usuário não corra esses riscos, a F-Secure alerta também que dos vírus atuais, nenhum deles pode ser instalado sem que o usuário aceite as advertências padrões de segurança das plataformas dos handsets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!