Finlândia inicia projeto-piloto de TV no celular

As empresas finlandesas Digita, Elisa, MTV, Nelonen, Nokia, Sonera e YLE (empresa pública de rádio e televisão) iniciaram nesta terça-feira, 8, o primeiro projeto-piloto de TV móvel na Finlândia. O projeto objetiva testar os serviços e as experiências dos usuários e abrange 500 pessoas em Helsinki.
Esses usuários são assinantes das operadoras Sonera e Elisa e estão aptos a assistir e ouvir, em tempo real, programas de TV e de rádio em um smartphone da Nokia equipado com um acessório especial para receber o sinal da TV móvel. O aparelho oferece também links de internet para acesso às informações dos programas de TV ou resultados esportivos. Os usuários têm acesso a programas da MTV, YLE e Nelonem bem como a canais temáticos internacionais como CNN, BBC World, Euronews, Eurosport, ViVa Plus e Fashion TV. O piloto, segundo a Nokia, durará até o dia 20 de junho deste ano.

Participantes

Notícias relacionadas

Das empresas participantes, as operadoras Elisa e Sonera são responsáveis pelos serviços aos usuários; a Digita desenhou e construiu a rede digital de TV necessária para a distribuição dos serviços de TV móvel e é a gerenciadora da rede; a Nokia desenvolverá o gerenciamento do serviço e os smartphones que podem receber o sinal da TV móvel.
O projeto-piloto de TV móvel usa o protocolo IP Datacasting (IPDC), em conformidade com o padrão DVB-H, adotado pelo European Telecommunications Standards Institute como padrão para os serviços móveis de televisão e também indicado para transmissões multicanais de TV, rádio e vídeo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!