A Nokia anunciou nesta quarta-feira, 8, o lançamento de um framework de financiamento sustentável alinhado às metas de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) da fornecedora.
"A [nova] estrutura reforça o compromisso da Nokia com o crescimento sustentável, garantindo que a estratégia de financiamento apoie a estratégia ESG recentemente aprimorada", explicou a empresa, em comunicado. CFO da companhia, Marco Wirén classificou o framework como um "próximo passo lógico" na conexão entre as duas frentes.
"Nós vinculamos a margem de nossa linha de crédito rotativo de 1,5 bilhão de euros às nossas metas de sustentabilidade ainda em 2019 e assinamos nossa primeira linha de garantia vinculada à sustentabilidade em 2022. À medida que aceleramos nosso crescimento, continuamos comprometidos em fazer parte da solução para os maiores desafios globais", afirmou o executivo.
O principal indicador de desempenho a ser acompanhado será a redução de emissões absolutas de gases do efeito estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor, incluindo junto a fornecedores e clientes. A Nokia também avalia ser necessário "desacoplar o crescimento contínuo no tráfego de dados do crescimento equivalente no consumo de energia".
O novo framework da fornecedora finlandesa contou com avaliação independente da empresa Sustainalytics, cujo parecer classificou as metas como "altamente ambiciosas".