Amdocs vai atuar no planejamento de rede privativa do governo

Foto: Pixabay

Responsável pela execução dos compromissos do leilão do 5G associados à faixa de 3,5 GHz, a EAF terá a Amdocs auxiliando o planejamento da rede privativa de comunicações do governo federal.

A contratação da consultoria foi reportada pelo CEO da EAF, Leandro Guerra, em entrevista ao TELETIME nesta sexta-feira, 7. "A Amdocs vai nos ajudar no projeto da rede móvel e das redes fixas, o que deve acelerar o projeto das redes privativas", apontou o profissional.

Guerra lembra que ainda há prioridades estratégicas do projeto a serem definidas pelo governo, mas vislumbra para o começo de 2023 as primeiras solicitações de propostas (RFPs, na sigla em inglês) entre potenciais fornecedores.

Notícias relacionadas

"São vários tipos de RFPs necessárias: na parte de acesso, de core [núcleo], possíveis compartilhamentos, segurança e várias para equipamentos e serviços", exemplificou o CEO da EAF. Outras questões relevantes seriam a integração da rede privativa com outras redes de telecom e o papel da Telebras no projeto.

"A Amdocs vai trabalhar conosco e, na medida que for necessário, vamos conversar com atores do governo. Se Telebras for definida como interface para esse tipo de alinhamento, vamos conversar". O Ministério das Comunicações (MCom) colocou a Telebras como acompanhamento técnico na discussão.

O projeto de rede privativa exigido pelo governo envolve uma rede móvel no território do Distrito Federal, uma rede fixa para atendimento de órgãos públicos federais nos estados complementar à infraestrutura fixa já existente e funcionalidades de criptografia.

PAIS

No geral, a EAF tem orçamento de mais de R$ 6 bilhões oriundo do leilão do 5G para realizar a rede privativa, a limpeza da faixa de 3,5 GHz e a construção de infovias de fibra óptica na região da Amazônia (o projeto PAIS).

Neste último caso, estudos de viabilidade de rota de três das seis rotas subfluviais estão em andamento. "Isso é necessário para levantamento da situação concreta do leito dos rios, para dimensionar características e o cumprimento dos cabos", apontou Guerra, também com expectativa que a etapa de construção do projeto avance em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!