MinC cria GT para regulamentar serviços de VoD e no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministério da Cultura criou nesta quarta-feira, 7, Grupo de Trabalho (GT) para elaborar recomendações para a regulamentação do Video on Demand (VoD). O GT VoD terá como premissas na elaboração da sua regulamentação a presença de conteúdo brasileiro nas plataformas, a proteção aos direitos autorais e de propriedade intelectual e as questões regulatórias. As plataformas de VoD podem ser entendidas também como as plataformas de serviços não lineares por streaming, como Netflix.

A Secretaria do Audiovisual da pasta será a responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho e apoiará administrativamente o seu funcionamento. Ao colegiado, fica facultado convidar para as reuniões representantes de outros órgãos, de instituições públicas e da sociedade civil, bem como especialistas, para prestar informações e emitir pareceres e realizar audiências públicas.

O GT terá reuniões semanais, de forma ordinária, e extraordinariamente, conforme convocação de sua coordenação. Suas deliberações serão por maioria absoluta e as reuniões poderão ocorrer de modo híbrido, remoto ou presencial.

Notícias relacionadas

Durante audiência pública no Senado Federal, no começo de maio, em audiência pública realizada pela Comissão de Educação neta terça-feira, 9, Margareth Menezes defendeu a regulamentação de serviços de streaming e de direitos autorais na internet. Na ocasião, Menezes apresentou os planos do Ministério da Cultura (MinC) no atual governo.

Na ocasião, a ministra também defendeu a urgência na regulamentação de direitos autorais no ambiente digital e revelou que o MinC está trabalhando para apresentar proposta nessa área. Margareth ainda mencionou dificuldades sobre a regulamentação na área de inteligência artificial (IA) ao responder questionamento da senadora Leila Barros (PDT-DF).

Composição

O Grupo de Trabalho é composto por representantes da Secretaria-Executiva; Consultoria Jurídica; Secretaria do Audiovisual; e Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais do Ministério da Cultura, além da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Cada membro do Grupo de Trabalho terá um suplente, que o substituirá em suas ausências e seus impedimentos, que serão indicados pelos titulares dos órgãos que representam e designados por ato da Ministra Margareth. O GT deverá apresentar relatório com recomendações sobre a regulamentação do Video on Demand (VoD) à ministra da Cultura, no prazo de 30 dias, prorrogáveis por meio de solicitação formal de seus membros e seus trabalhos começam apenas a partir de 14 de junho.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!