Cisco e AT&T assinam parceria para solução de conectividade mista 

Mike Troiano, da AT&T; e Jonathan Davidson, da Cisco. Foto: Bruno do Amaral

A Cisco e a operadora norte-americana AT&T anunciaram nesta quarta-feira, 7, uma extensão de parceria para oferecer uma solução baseada na plataforma Webex para comunicação e voltada a pequenas e médias empresas e trabalho remoto. A ideia é oferecer uma forma continuidade de acesso combinando a conectividade de fibra e 5G. 

Segundo o SVP, business products da AT&T, Mike Troiano, isso é possível por meio da tecnologia de rede definida por software. "O que [os clientes] pedem é consistência. Combinando com a rede 5G, se acontece algo com a fibra, o wireless está lá para cobrir", declarou. 

O Webex também funciona de forma dinâmica e transparente por meio de diversos aparelhos, diz Troiano. Especialmente para garantir que reuniões remotas tenham, pelo menos, qualidade de voz com a tecnologia de redução de ruído e tratamento de áudio da Cisco. O executivo da operadora norte-americana diz que há ainda uma forma de garantia de qualidade nessa parceria. "Priorizamos os dados da Webex em nossa rede", afirma. 

Notícias relacionadas

Redes privativas

Perguntado se a AT&T enxerga também uma tendência de uso de espectro licenciado para redes privativas 5G, Troiano se mostrou reticente. "Temos várias conversas com clientes, bastante com a indústria. Mas poucas redes ganham escala. Entendemos a proposta de valor, mas é muito complexo", declara. 

Entretanto, ele deixa claro que existe um potencial para o emprego do 5G. "Outra coisa é se tem aplicações de missão crítica – aí temos conversas mais avançadas", diz. O executivo argumenta ainda que, contrário do WiFi, a rede móvel tem trazido uma experiência mais confiável em redes públicas. "É isso que as pessoas têm descoberto nos últimos anos." 

* O jornalista viajou a Las Vegas a convite da Cisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!