Anatel e Sudam firmam acordo para fomentar Internet na Amazônia Legal

Foto: Anatel

A Anatel e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) firmaram nesta semana um acordo de cooperação técnica para a execução de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências, informações e tecnologias para desenvolvimento e implementação de políticas públicas para a ampliação do acesso à rede de internet em áreas urbanas desatendidas, rurais e remotas, na Amazônia Legal.

O acoro também envolve a aceleração do desenvolvimento das sub-regiões dos arquipélagos do Marajó e do Bailique, consideradas prioritárias para os fins da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), relatam as entidades.

O Acordo, assinado nesta terça-feira, 7, em um café da manhã realizado na Câmara dos Deputados, contou com a presença do presidente da Anatel, Carlos Baigorri e do ex-senador Paulo Rocha, presidente da Sudam. A cerimônia foi promovida pelo Banco da Amazônia, na presença da bancada federal da Região Norte.

Notícias relacionadas

Grupo de trabalho

Na cerimônia, foi informado que a Anatel irá compor, juntamente com a Sudam, o Grupo de Trabalho de gestão das ações do acordo. A agência ficará responsável por:

  • disponibilizar dados do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, destinada para o 5G, relativos à Região Amazônica;
  • mapear as infovias implementadas e previstas para a Região Amazônica;
  • e considerar, quando do estabelecimento de compromissos de expansão dos serviços de telecomunicações, mecanismos para viabilizar a implantação da infraestrutura e o fornecimento dos equipamentos tecnológicos necessários à instalação e ao funcionamento dos serviços de telecomunicações na Região Amazônica.

Aceleração regional

Na ocasião, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que o acordo representa a oportunidade de implementar soluções que acelerem o desenvolvimento da Região Amazônica, a partir da adoção de medidas que fomentem a ampliação da conectividade significativa – hoje um fator relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Já Paulo Rocha ressaltou que é preciso alavancar o desenvolvimento das áreas mais desfavorecidas na Região Norte e que a Sudam está à disposição para auxiliar na identificação das localidades que mais necessitam de acesso à Internet, nos moldes definidos no acordo de cooperação firmado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!