O Ministério das Comunicações (MCom) iniciou os testes para ativação da Infovia 03, que conecta Belém (PA) a Macapá (AP) com fibra ótica no âmbito do programa Norte Conectado.
Os testes começam após os trabalhos de instalação dos mais de 600 km de fios no leito de rios amazônicos, interligando as duas capitais e passando por duas cidades da Ilha do Marajó: Curralinho e Breves. A pasta informou que em uma segunda etapa, serão interligados os municípios de Ponta de Pedras e Afuá, também no Pará. O investimento é de R$ 98 milhões
Nesta etapa de testes, inicia-se a ativação do sistema de transmissão, também chamado de "iluminação dos cabos", o que permitirá o tráfego de dados.
O MCom também informou que agora, estão sendo viabilizadas as redes metropolitanas, que levam os fios até prédios públicos como hospitais e escolas, por exemplo. A previsão inicial é levar internet a 38 escolas, cinco unidades de saúde, três fóruns de Justiça, três pontos de defesa e dois centros de pesquisa. O MCom acredita que até o final do mês esta etapa estará concluída.
Norte Conectado
A Infovia 03 integra o programa Norte Conectado, que tem como finalidade expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de 12 mil km de cabos de fibra ótica submersos em rios, melhorando a conectividade nas áreas da educação, saúde, pesquisa, defesa e Judiciário.
O investimento no Norte Conectado é de R$ 1,3 bilhão, com 10 milhões de pessoas beneficiadas e 59 municípios atendidos no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No total, a implantação da rede pelos rios do programa pode preservar 68 milhões de árvores.
Cada infovia é feita de cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20 Tb por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Os cabos foram feitos para durarem pelos menos 25 anos submersos nos rios.
Até o momento, o programa já tem outros trechos ativos: a Infovia 00, entre Macapá e Santarém, e a Infovia 01, entre Santarém e Manaus.