BlackBerry lança Z10 no Brasil

A BlackBerry anunciou nesta terça, 7, o lançamento do seu primeiro smartphone com sistema operacional BlackBerry 10 (BB10) no mercado brasileiro: o Z10. O aparelho já está sendo entregue a clientes corporativos e, segundo o diretor geral da fabricante no País, João Stricker, chega ainda esta semana às lojas das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo a R$ 2.499 sem subsídios, na modalidade pré-paga. O Z10 que chega por aqui é o modelo LTE que a BlackBerry comercializa em todo o mundo, exceto nos EUA, e está habilitado para a frequência de 2,5 GHz usada para LTE no Brasil – nos Estados Unidos, o Z10 4G trabalha na frequência de 700 MHz com fallback para redes CDMA, tecnologia que era usada no País pela Vivo e que está sendo descontinuada.

Notícias relacionadas
A expectativa de Stricker é de que o mercado de smartphones da América Latina dobre de tamanho nos próximos três anos e acredita que o Z10 tenha condições de liderar o mercado de smartphones na região. Segundo ele, 55% dos usuários que compram o Z10 vêm de outras plataformas operacionais.

Brasil

Em breve a BlackBerry dará início a campanhas de marketing em parceria com as operadoras para disputar a preferência do usuário final em preço e funcionalidades com os smartphones high-end líderes de mercado, Galaxy S4 e iPhone 5. Mas o fato é que boa parte dos esforços da fabricante serão empregados onde ela tem presença mais forte: o mercado corporativo.

Grandes clientes já estão testando há dois meses os aparelhos e a plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis BlackBerry Enterprise Services 10.

De acordo com Stricker, o Brasil representa 54% do mercado móvel corporativo da América Latina e no País os smartphones BlackBerry respondem por 42% da base de smartphones corporativos. "Isso é mais do que o segundo e o terceiro (fabricantes) colocados juntos", comemora Stricker.

Outro indicativo de que a BlackBerry terá o apoio das operadoras brasileiras, em especial na abordagem ao mercado corporativo, é o maior percentual de receita média mensal por usuário (ARPU). "Encomendamos uma pesquisa e, em outubro do ano passado no Brasil, a ARPU dos smartphones BlackBerries era 15% maior que a do segundo (fabricante de smartphones) colocado e 40% maior que a média de todos os smartphones", revela o gerente de inteligência de mercado da BlackBerry, Adriano Lino. "Não temos apenas confiança, temos indícios sólidos de feedback que temos recebido do mercado corporativo de que o Z10 será um grande sucesso", aposta Stricker.

Q10

O smartphone com OS BB10 com teclado físico, o Q10, ainda não tem data certa para o lançamento no Brasil, mas virá ainda este ano. Segundo Stricker, o Q10 está em processo de customização e homologação. "Temos 76 milhões de clientes (em todo o mundo) com (BlackBerries) com teclado físico que estão só esperando pelo Q10 para migrar para o BB10", conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!