Floresta Digital do Acre usa até 4 vezes menos rádios com tecnologia inovadora

O programa Floresta Digital do Acre, que pretende levar conexão à Internet aos 22 municípios do Estado, vai utilizar cerca de 500 rádios WiFi em topologia Mesh com uma tecnologia que utiliza número reduzidos de rádios e, ao mesmo tempo, maior alcance.
A tecnologia é chamada de beam forming e é fornecida pela GoNet Systems, representada no Brasil pela RED Network. A integradora responsável pelo projeto é a Seal Telecom.
Roberto Stecca, consultor de novos negócios da Red Networks, explica que a tecnologia beam forming funciona através de disparos de sinal em diferentes direções em um passo na casa dos milisegundos até a cobertura completa do rádio, que pode ser de 120º ou 360º, por exemplo. Como o disparo do sinal é feito em uma única direção, o alcance com a mesma potência é maior que na solução tradicional. Além disso, a solução beam forming causa menos "poluição" no espectro.

Notícias relacionadas
De acordo com o executivo, a estimativa do fabricante é que a tecnologia beam forming proporciona uma redução de até 4 vezes no número de rádios em relação à tecnologia tradicional para a mesma cobertura. Stecca informa que a GoNet Systems é a única companhia que fabrica equipamentos WiFI com a tecnologia beam forming.
O projeto Floresta Digital teve a primeira fase concluída em março que foi a cobertura de toda a administração pública da capital do estado, Rio Branco. A próxima fase, prevista para ser concluída em outubro, prevê a cobertura dos demais 21 municípios do estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!