Algar Telecom estuda refarming de espectro para introduzir LTE

O fato de não ter participado do leilão das faixas de 2,5 GHz não significa que a Algar Telecom não esteja interessada no LTE. A empresa está realizando um estudo de espectro para analisar se é possível introduzir a tecnologia na faixa de 1.800 MHz que em outros lugares do mundo é usada para o LTE. “Não temos a frequência do LTE,mas nada impede termos a tecnologia”, afirma o diretor de operação e tecnologia da Algar Telecom, Luis Antônio Lima.

O estudo vai identificar se é possível reduzir o espaço usado pelo GSM na faixa. Hoje a Algar tem 10 MHz + 10 MHz em 1800 Mhz. Segundo Lima, tecnicamente é possível destinar 5 MHz + 5 MHz para o LTE e 5 MHz + 5 MHz para o GSM.

Notícias relacionadas

A redução do espectro para voz pode ser viável visto que há um movimento natural de substituição dos aparelhos GSM por aparelhos 3G. “A expectativa é que no terceiro trimestre deste ano a gente tenha isso mais bem estruturado para ter visibilidade do que se pode fazer”, estima ele. Segundo o executivo, a empresa ainda deve consultar a Anatel para saber se pode introduzir a nova tecnologia em uma frequência que já tem.

A Algar Telecom, ele explica, não participou do leilão de 2,5 GHz em função dos custos de cobertura, já que trata-se de uma frequência alta. Além disso, a penetração de smartphone na área de atuação da companhia foi considerada baixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!