O número de reclamações registradas no primeiro semestre de 2023 na Anatel caiu 13,9% em relação ao semestre anterior. De janeiro a junho deste ano foram recebidas 673,5 mil reclamações nos canais de atendimento da agência; de julho a dezembro de 2022 foram 782,6 mil queixas.
A redução ocorreu em todos os serviços, principalmente na telefonia móvel. No celular pós-pago, a Anatel recebeu 18,2% de reclamações a menos e, no celular pré-pago, menos 14,4%.
Nos demais serviços, as quedas foram de: 15,3% na TV por assinatura, 13,2% na telefonia fixa e 6,9% na banda larga fixa.
Índice de Reclamações
Além do número de reclamações, a Anatel também avalia quanto o volume de queixas representa sobre a quantidade de contratos das prestadoras com os consumidores por meio do Índice de Reclamações (IR).
O cálculo do IR (quantidade de queixas a cada 1 mil contratos) mostra que as reclamações caíram em relação à base de assinantes das prestadoras. No primeiro semestre deste ano, o IR foi de 0,37, valor que é 11,9% menor que o do segundo semestre do ano passado. O índice de 0,37 é também o menor desde 2015.
Assuntos
Cobrança continua sendo o assunto mais reclamado. Ao mesmo tempo, apresentou a maior redução de reclamações: 18,11% a menos que no semestre anterior. Qualidade, funcionamento e reparo segue como o segundo assunto mais reclamado, mas com redução de 10,53% no número de registros, seguido do assunto Cancelamento, com queda de 12,61%.
(Com informações da assessoria de comunicação da Anatel)