Reclamações em telecom caem 14% no primeiro semestre, aponta Anatel

Mulher reclama ao celular. Foto: Pexels

O número de reclamações registradas no primeiro semestre de 2023 na Anatel caiu 13,9% em relação ao semestre anterior. De janeiro a junho deste ano foram recebidas 673,5 mil reclamações nos canais de atendimento da agência; de julho a dezembro de 2022 foram 782,6 mil queixas.

A redução ocorreu em todos os serviços, principalmente na telefonia móvel. No celular pós-pago, a Anatel recebeu 18,2% de reclamações a menos e, no celular pré-pago, menos 14,4%.

Nos demais serviços, as quedas foram de: 15,3% na TV por assinatura, 13,2% na telefonia fixa e 6,9% na banda larga fixa.

Notícias relacionadas

Índice de Reclamações

Além do número de reclamações, a Anatel também avalia quanto o volume de queixas representa sobre a quantidade de contratos das prestadoras com os consumidores por meio do Índice de Reclamações (IR).

O cálculo do IR (quantidade de queixas a cada 1 mil contratos) mostra que as reclamações caíram em relação à base de assinantes das prestadoras. No primeiro semestre deste ano, o IR foi de 0,37, valor que é 11,9% menor que o do segundo semestre do ano passado. O índice de 0,37 é também o menor desde 2015.

Assuntos

Cobrança continua sendo o assunto mais reclamado. Ao mesmo tempo, apresentou a maior redução de reclamações: 18,11% a menos que no semestre anterior. Qualidade, funcionamento e reparo segue como o segundo assunto mais reclamado, mas com redução de 10,53% no número de registros, seguido do assunto Cancelamento, com queda de 12,61%.

(Com informações da assessoria de comunicação da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!