A Algar Telecom e a American Tower anunciaram nesta quinta-feira, 6, uma parceria para uso da rede LoRaWAN da empresa de torres em aplicações de Internet das Coisas (IoT) da operadora mineira.
O acordo foi anunciado pela American Tower nesta quinta-feira, 6. "O objetivo é que, por meio do acesso ao ecossistema e à rede, as empresas possam trabalhar no desenvolvimento de novas soluções e na expansão do ambiente de negócio de IoT", afirmou a operadora de infraestrutura.
Com a parceria, há expectativa que a Algar Telecom utilize o recurso em soluções fim-a-fim para verticais estratégicas do setor corporativo, onde a companhia mineira tem foco.
"Nosso objetivo é desenvolver projetos customizados para grandes organizações ou órgãos públicos que precisam monitorar sistemas. Não teremos uma entrega padrão, e sim um serviço desenvolvido a partir das necessidades levantadas […] que engloba desde a instalação dos sensores até a entrega de relatórios", afirmou o vice-presidente da Algar Telecom, Osvaldo Carrijo, no comunicado.
Com atuação tradicionalmente regional, a Algar tem ampliado a oferta de serviços a partir de aquisições e parcerias, como a anunciada com a TIM para operadora móvel virtual (MVNO). Também vale lembrar que uma oferta da empresa para o mercado de IoT foi recentemente barrada pela Anatel ao ser classificada como roaming permanente.
Rede neutra
A rede neutra de IoT da American Tower está em funcionamento no Brasil desde outubro de 2018. A empresa reporta a conexão de mais de 5 milhões de dispositivos para serviços como medição de água, gás e energia, monitoramento climático, sensoriamento de enchentes e iluminação pública, entre outros.
O padrão LoRaWAN é uma tecnologia de comunicação sem fio que funciona por meio de radiofrequências e permite a comunicação entre distâncias médias de 15 km, com um consumo mínimo de energia. O ecossistema do padrão reunido pela American Tower no IoT Labs conta com mais de 200 soluções e 130 parceiros.