Ericsson: mundo se aproxima das 700 milhões de conexões 5G

Ícone 5G exibido em celular. Fonte: Samsung Community

[Publicado originalmente no Mobile Time] A Ericsson apresentou uma atualização do Mobility Report nesta semana com a adição de 70 milhões de conexões 5G ativas globalmente no segundo trimestre de 2022. Com isso, a fornecedora estima que o mundo terminou o primeiro semestre do ano com 690 milhões de conexões. Em junho, a análise indicava que eram 620 milhões.

Assim como no relatório anterior, a Ericsson manteve a expectativa de 1 bilhão de conexões ativas de quinta geração até o final deste ano. Até 2027, a fornecedora prevê 4,4 bilhões de acessos de 5G, o que representaria quase metade (48%) do total da base móvel global.

De acordo com a empresa, a adoção da tecnologia está sendo mais rápida do que ocorreu com o 4G. Pelo gráfico abaixo, a tecnologia LTE levou cerca de seis anos para chegar ao primeiro bilhão de acessos, enquanto o 5G conseguiria isso em quatro.

Notícias relacionadas
Fonte: Ericsson

"Fatores chave incluem a disponibilidade oportuna de dispositivos de vários fornecedores, com preços caindo mais rápido do que no 4G; além da grande e antecipada implantação do 5G na China", diz o relatório, que voltou a afirmar que a geração mais nova será a dominante em 2027.

Outros dados alterados do relatório apontam que o volume total de conexões móveis no segundo trimestre deste ano chegou a 8,3 bilhões, ante 8,2 bilhões do final de 2021.

Além disso, a quantidade de operadoras com planos comerciais de 5G aumentou de 210 para 218 no segundo trimestre de 2022. Entre aquelas que adotaram o 5G standalone (SA), a alteração foi de 20 para 24 operadoras. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!