Hughes espera lançar conectividade LEO da OneWeb no terceiro trimestre

Satélite da OneWeb em órbita. Ilustração: Divulgação

A relação da Hughes com a britânica OneWeb é "simbiótica", segundo afirmou o presidente da Hughes Brasil, Rafael Guimarães. Em entrevista ao TELETIME, o executivo explicou que a empresa pretende oferecer a capacidade da constelação de mais de 600 satélites de baixa órbita (LEO) para o mercado corporativo a partir do segundo semestre, e visa com isso passar um posicionamento para o cliente enterprise em busca de garantias de qualidade de serviço na conectividade satelital. 

A simbiose não é força de expressão. A Hughes foi uma das fundadoras da OneWeb, e permanece como acionista (minoritária) até hoje. Para além disso, a empresa fornece tecnologia para as dezenas de gateways que servirão de suporte à constelação LEO no mundo, inclusive no Brasil. Até por conta disso, a integração dos sistemas será suave, segundo Guimarães. 

Além da sinergia na camada tecnológica da operação, a Hughes também deverá atuar na distribuição. "A gente assinou contrato com a OneWeb com foco nas Américas, do Canadá até a Terra do Fogo (Argentina), além da Índia", contou o executivo a este noticiário. "É uma característica bem importante: é difícil ver no mercado uma relação tão forte entre duas empresas, e temos total interesse em fazer a OneWeb ser um sucesso."

Notícias relacionadas

Há duas semanas, a OneWeb lançou o último lote de satélites LEO. Guimarães conta que agora os artefatos estão se deslocando para chegar às posições orbitais corretas. A conectividade então deverá estar disponível para a Hughes a partir do terceiro trimestre no Sul do País, chegando ao restante do território nos últimos três meses deste ano. Dois gateways serão utilizados: um em Maricá (RJ), e outro em Petrolina (PE)

Serviço

"A nossa visão para o LEO é totalmente enterprise, B2B. A gente entende que, mais ainda do que no negócio de varejo, a característica de baixa latência dessas constelações, especificamente da OneWeb, será boa para esse mercado", explica Guimarães. Não é só uma questão de explorar a proximidade da constelação para reduzir a latência, mas também de trabalhar com parâmetros de qualidade de serviço, incluindo disponibilidade, estabilidade de conexão e de entrega de pacotes

"Somos capazes de garantir coisas que são fundamentais para o mercado enterprise, como garantia de banda, de que estou comprando serviço para mil sites e uma quantidade x de banda, que não vai ser compartilhada com ninguém, muito menos com varejo." A Hughes vislumbra demanda potencial nos mercados de óleo e gás de maneira geral, mas também no setor elétrico e no segmento financeiro, onde ter disponibilidade e baixa latência em qualquer lugar do País poderá ser diferencial. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!