Oi testa tráfego de voz em backbone IP

A Oi, braço móvel do grupo Telemar, se encontra em fase final de testes para a migração do tráfego convencional de voz para voz sobre IP (VoIP) em seu backbone. Em novembro do ano passado a operadora comprou a solução MSC Server System da Nokia, um sistema de comutação e controle com gateways que permitem a comutação de voz de forma descentralizada ao fazer o tráfego de voz em cima de um backbone IP. De acordo com uma fonte próxima ao projeto, os gateways se conectam por meio de fibra óptica e são capazes de realizar comutação remota à rede pública de telefonia fixa reduzindo em até 70% os custos com transmissão e interconexão de chamadas de uma operadora.
Segundo a fonte, os testes já utilizam tráfego real e estão sendo feitos alguns ajustes com testes de chamadas. É provável que a migração do tráfego de voz para VoIP já esteja em operação comercial no segundo semestre deste ano.
A Oi confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, a realização dos testes, mas não deu detalhes sobre o cronograma de sua conclusão.

Notícias relacionadas

Custos

A redução dos custos operacionais é uma preocupação de todas as teles móveis que, a exemplo do que ocorreu na telefonia fixa, devem investir na arquitetura de redes baseada em VoIP. A Vivo também já deu início à instalação de softswitches IP da Motorola, preparando a infra-estrutura de sua rede aumentar a capacidade de tráfego de dados e também de voz sobre pacotes e não mais sobre circuitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!