Senacon instaura processo contra Facebook por desinformação

Gerd Altmann / Pixabay

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou nesta terça-feira, 5, processo administrativo sancionador ao Facebook por indícios de desinformação e de veiculação de publicidade indevida, de conteúdo com propósito de fraude bancária e financeira sobre o programa Desenrola Brasil. A plataforma tem vinte dias para apresentar defesa.

A decisão da Senacon se fundamentou em uma nota técnica em que consta pesquisa feita pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela detectou que a plataforma de fato veiculou conteúdo desinformativo e publicidade enganosa sobre o programa de renegociação de dívidas do governo.

O estudo do NetLab não conseguiu detectar se outras plataformas como Google, TikTok, WhatsApp, Linkedin e Telegram também incorreram na mesma prática. O estudo do NetLab mostra que durante 62 dias, o Facebook veiculou 1.817 anúncios, de 115 anunciantes e 46 sites que continham fraudulento ou ilegítimo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!