A América Latina terá crescimento de 11% no mercado de TI para o ano de 2024. E o Brasil deve figurar entre os países da região com a maior taxa de crescimento anual da região, com 12% sendo esperados para o próximo ano nesse setor. A porcentagem é superior à de países vizinhos como Colômbia (10%) – superando até mesmo aos Estados Unidos (9%).
Os dados fazem parte de estudo da consultoria especializada em tecnologia IDC. Os resultados das previsões para 2024 foram apresentados pela instituição em evento acompanhado por TELETIME nesta quarta-feira, 6, junto com números do consolidado de 2023 (+15% tanto na América Latina quanto no Brasil). Para o ano que vem, "basicamente todos os países [da região latino-americana] terão crescimento", destacou o vice-presidente e consultor de estratégias da IDC Latin America, Alejandro Floreán.
Mesmo com resultados positivos para os países da América Latina, o ritmo projetado para 2024 é mais lento que o visto neste ano. A expectativa é que esse cenário seja melhor em 2025, nacional e regionalmente.
Detalhes
Ao todo, a América Latina terá crescimento de 11% no mercado de TI, o que corresponde a um setor de US$ 81,2 bilhões. Já para 2025, o salto deve ser de 13% (para US$ 91,8 bilhões).
Segundo a IDC, o crescimento empresarial de TI no Brasil foi de 15% em 2023. A taxa é superior aos 13% observados no Chile, mas atrás dos 22% no México. A pesquisa da consultoria também revelou que organizações latino-americanas investem em tecnologia para serem mais produtivas, inovadoras e competitivas – de modo que lacunas de segurança e execução são os principais desafios das estratégias digitais.