Qualcomm e Anatel demonstram uso da faixa de 6 GHz outdoor 

A Qualcomm realizou demonstração de testes em ambiente externo (outdoor) com WiFi 6E na faixa de 6 GHz em São Paulo neste final de semana. A iniciativa foi uma colaboração com as empresas Cambium Networks e Telium, além da própria Anatel. Isso porque a agência tem a proposta de disponibilizar a utilização não licenciada do espectro outdoor, evitando interferências com sistemas profissionais de satélite e enlaces por meio da gestão automática de frequências. 

Com a licença de uso temporário de espectro por 60 dias, a companhia está oferecendo a conexão em WiFi 6E gratuitamente na capital paulista – mais especificamente, na rua Gabrielle D'Annuzio, no bairro de Campo Belo. O acesso é uma cooperação também com a Prefeitura de São Paulo e a Associação Campo Belo Gastronomia, já que a intenção é conectar clientes de estabelecimentos na região. 

No teste, a Qualcomm utilizou o serviço de coordenação automatizada de frequência (AFC, na sigla em inglês), além de equipamentos de pontos de acesso e enlace ponto-a-ponto em 6 GHz da Cambium. A Telium fornece a banda larga.

Notícias relacionadas

Segundo o comunicado da fornecedora, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, declarou: "Projetos como esse possibilitam que os cidadãos entrem em contato com as inovações e que a sociedade comece a experimentar, adotar e assimilar essa nova fase da conectividade no Brasil". 

A proposta de gestão automatizada da faixa de 6 GHz para uso outdoor foi colocada em consulta pública (nº 79) pela Anatel no final de novembro e deverá durar até 24 de janeiro. Clique aqui para acessar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!