A Qualcomm realizou demonstração de testes em ambiente externo (outdoor) com WiFi 6E na faixa de 6 GHz em São Paulo neste final de semana. A iniciativa foi uma colaboração com as empresas Cambium Networks e Telium, além da própria Anatel. Isso porque a agência tem a proposta de disponibilizar a utilização não licenciada do espectro outdoor, evitando interferências com sistemas profissionais de satélite e enlaces por meio da gestão automática de frequências.
Com a licença de uso temporário de espectro por 60 dias, a companhia está oferecendo a conexão em WiFi 6E gratuitamente na capital paulista – mais especificamente, na rua Gabrielle D'Annuzio, no bairro de Campo Belo. O acesso é uma cooperação também com a Prefeitura de São Paulo e a Associação Campo Belo Gastronomia, já que a intenção é conectar clientes de estabelecimentos na região.
No teste, a Qualcomm utilizou o serviço de coordenação automatizada de frequência (AFC, na sigla em inglês), além de equipamentos de pontos de acesso e enlace ponto-a-ponto em 6 GHz da Cambium. A Telium fornece a banda larga.
Segundo o comunicado da fornecedora, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, declarou: "Projetos como esse possibilitam que os cidadãos entrem em contato com as inovações e que a sociedade comece a experimentar, adotar e assimilar essa nova fase da conectividade no Brasil".
A proposta de gestão automatizada da faixa de 6 GHz para uso outdoor foi colocada em consulta pública (nº 79) pela Anatel no final de novembro e deverá durar até 24 de janeiro. Clique aqui para acessar.