Como está a banda larga das teles no Brasil, segundo a Opensignal

Foto: Aline Cardoso/Pexels

A empresa de análise da experiência de redes Opensignal divulgou um novo relatório, agora sobre a performance das operadoras brasileiras quando o assunto é banda larga fixa. Divulgado nesta quinta-feira, 5, o relatório lembrou que o mercado nacional no setor é altamente fragmentado e, por isso, considerou apenas os provedores considerados "grandes" pela Anatel: Claro, Vivo, TIM e Oi.

Para a análise, foram observados quatro indicadores: qualidade da consistência; velocidade de download; velocidade de upload; e pico de velocidade de download. Em âmbito nacional, Vivo, Claro e Oi ocuparam, juntas, o primeiro lugar em velocidade de download da banda larga no Brasil, com médias de 88,8 Mbps a 87,3 Mbps.

Já quando se trata de velocidade máxima alcançada no Brasil (o pico), a Claro ficou na frente com 464,4 Mbps – seguida pela TIM (419,3 Mbps). Vivo e Oi tiveram resultados muito parecidos nacionalmente: 398,5 e 397,9 Mbps, respectivamente.

Notícias relacionadas
Imagem: Reprodução/Opensignal

A operadora Oi apresentou a maior velocidade média de upload no Brasil em relação às grandes operadoras. A companhia registrou 63,1 Mbps, superando com certa folga Vivo e TIM, já que essas ocuparam o segundo lugar com pontuações idênticas: 46,3 Mbps. Já a TIM foi considerada a operadora com redes mais consistente. Esse indicador mede a frequência cuja experiência dos usuários numa rede é suficiente para atender aos requisitos dos aplicativos comuns.

Os dados do estudo foram coletados em agosto. Além de examinar informações de usuários em nível nacional, a empresa apresentou métricas das duas maiores cidades do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo. Confira abaixo.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, Claro e a Vivo tiveram as melhores pontuações em velocidade de download da banda larga fixa – 101,6 Mbps e 95 Mbps, respectivamente. Quando se fala em velocidade de upload, Oi, TIM e Vivo apresentaram velocidades que variam entre 53 e 42 Mbps, enquanto a Claro apareceu atrás com 26,8 Mbps.

Já a TIM foi apontada como tendo a maior pontuação para consistência da banda larga, com 70,7%. "Vivo e Oi estão estatisticamente empatadas em segundo lugar, com pontuações de 65,5 a 66,4%, cerca de 4,8 pontos percentuais atrás da TIM", apontou a Opensignal.

Imagem: Reprodução/Opensignal

Na parte de velocidade máxima de download de banda larga, Claro e TIM dividiram a liderança (461,1 e 459 Mbps, respectivamente). Na outra ponta, Vivo e Oi apareceram com quase 100 Mbps a menos que a liderança.

São Paulo

De acordo com as medições da Opensignal, Vivo tem a velocidade de download da banda larga mais rápida em São Paulo, com 102,4 Mbps — 11,4% maior do que a da Claro, de 91,9 Mbps, e 38,4% mais rápida do que a pontuação da TIM, de 74 Mbps. Sobre upload, a ordem de velocidade foi: Vivo (54,1 Mbps), TIM (46,8 Mbps) e Claro (28,7 Mbps).

Imagem: Reprodução/Opensignal

Na capital paulista, a TIM apresentou a maior consistência na banda larga, com pontuação de 70,9%. Esse valor superou a Claro em 3,3 pontos percentuais e a Vivo em 8,3 pontos. Já a Claro lidera a velocidade máxima de download da banda larga em São Paulo, com uma pontuação de 481,6 Mbps. Na cidade, a operadora Oi não participou da análise.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!