Saída do Simples é fase crítica para provedor regional que busca crédito, diz Teleco

Foto: Pixabay

Gargalo histórico na atuação de provedores regionais de Internet, o acesso a crédito tem sido especialmente complicado para ISPs com até 30 mil assinantes e optantes pelo Simples Nacional, apontou uma pesquisa da consultoria Teleco.

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira, 5, durante debate na 6ª Semana Mundial do Investidor. Presidente da Teleco, Eduardo Tude afirmou que as prestadoras de pequeno porte (ou PPPs) não costumam encontrar condições satisfatórias de taxas, carência e garantias em crédito, mas que os cenários diferem a depender do tamanho da empresa. Veja mais no quadro a seguir:

AcessosRegime TributárioCrédito
Até 5 milSimplesFornecedores e empréstimo pessoal
5 a 30 milTransição do Simples para lucro realFornecedores e empréstimo para capital de giro
30 a 50 milLucro realFornecedores e empréstimo com recebíveis como garantia
Mais de 50 milLucro realEmpréstimos para investimentos e aquisições, aportes de fundos e IPO
Fonte: Teleco
Notícias relacionadas

Tributação

"A fase crítica é sair do Simples para o o [regime] de lucro real", resumiu Tude – lembrando, que neste momento, muitas empresas do segmento preferem verder a operação ou "correr riscos tributários com a adoção de práticas questionáveis", como a divisão em vários CNPJs com faturamentos enquadráveis no Simples.

Entretanto, com a recente fixação de um teto para ICMS entre serviços essenciais como telecom, a expectativa é que a transição para fora do Simples fique mais fácil e barata para provedores, afirma o consultor. Na avaliação da Teleco, um provedor com 1 mil acessos no Simples paga alíquota de 12,3% sobre a receita bruta, enquanto um com 5 mil paga 19,5%.

Migrando para o regime de lucro real, com prejuízo e os mesmos 5 mil acessos, a alíquota subiria para 21,5%. Já no lucro presumido, o salto seria para 29,5%. Antes do teto para ICMS em comunicações, as alíquotas fora do Simples variavam de 29% a 48% nestes cenários, calculou a Teleco.

Investimentos

Ainda segundo a consultoria, os provedores regionais investem de 20% a 25% da receita bruta em expansão e melhoria de redes, mesmo com as opções de acesso à crédito bem limitadas. A dinâmica garantiu ao segmento liderança em universo de mais de 5 mil municípios brasileiros, em especial os com menos de 100 mil habitantes.

No debate sobre acesso a financimento, a empresa colocou recomendação de politicas públicas com produtos para diferentes alvos de PPPs, passando por crédito direto até financiamento a partir de canais como fornecedores. A abordagem inicialmente desenhada pelo MCom e o BNDES para fomento do crédito via Fust pode seguir por esta linha, com arranjos distintos para pulverização dos recursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!