Wi-Fi Brasil já recebeu mais de R$ 81,5 milhões oriundos de emendas parlamentares

Foto: Charles Thompson/Pixabay

Apesar de estar dentro das destinações orçamentárias do governo Jair Bolsonaro, o programa Wi-Fi Brasil já recebeu um total de R$ 81,5 milhões em recursos oriundos de emendas parlamentares. Em 2020, o Ministério das Comunicações iniciou uma série de reuniões com as bancadas parlamentares estaduais com o objetivo de discutir em como ampliar a abrangência do programa Wi-Fi Brasil em todo o país.

Segundo o MCom, os recursos são utilizados para a instalação e manutenção de novos pontos de presença do programa em locais que estejam de acordo com a Portaria MCom nº 2.460/2021. A pasta informa ainda que, atualmente, há 2.779 pontos de presença instalados ou em instalação com recursos de emendas parlamentares, em todos os estados brasileiros.

Nas reuniões com as bancadas, nas quais os recursos foram solicitados, o MCom apresentava aos parlamentares as características do programa e a pretensão de ajudar a democratizar o acesso à internet nos respectivos estados. A pasta contou com emendas individuais, de bancada e de comissões. Em 2020, 100% das emendas que indicaram o Wi-Fi Brasil (Gesac) como destino do recurso foram executadas pelo Ministério das Comunicações.

Notícias relacionadas

O governo Bolsonaro vetou em agosto de 2021 o Programa Conecta Brasil na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. Logo em seguida, o MCom correu para justificar que a execução dos programas como Wi-Fi Brasil e Nordeste Conectado estariam garantidos pela LDO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!