Piloto de escolas conectadas da Anatel tem 11 ISPs interessados

Flickr/Prefeitura de Itapevi

Pouco mais de dois meses depois da aprovação do projeto piloto, o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) da Anatel definiu as premissas para levar a conectividade às 177 escolas públicas em dez estados. Conforme foi definido na reunião desta quarta-feira, 5, essas diretrizes englobam especificações de equipamentos que serão utilizados por alunos e professores. A proposta subirá para deliberação no Conselho Diretor da agência.

Para a conectividade ponta a ponta, 11 provedores de Internet (ISPs) responderam ao chamamento, mas a análise técnica das propostas ainda não foi concluída, segundo a Anatel. A RFI ("request for information") sobre disponibilidade de solução de banda larga por satélite contou com a resposta de oito empresas, das quais duas teriam o critério de velocidade mínima em 98% das escolas. Um chamamento específico para "ressignificação dos laboratórios de informática" obteve resposta de seis empresas.

O levantamento da Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace) coloca que, das 138.803 escolas públicas brasileiras, 12.082 não têm Internet. Elas estão distribuídas em 1.583 municípios, a maioria (7.275) na região Norte, 3.528 no Nordeste, 1.094 no Sudeste, 138 no Sul e 47 no Centro-Oeste. Além disso, das escolas desconectadas, 3.421 (28,3%) não têm energia elétrica.

Notícias relacionadas

Na mesma reunião do Gape, foi apresentado o mapeamento de provedores locais feito pela Eace, iniciado no dia 18 de agosto e encerrado no último dia 30 de setembro. Ela vistoriou as escolas e comprovou que, da proposta inicial de 181 instituições, quatro estavam desativadas: uma em Berilo (MG), duas em Cavalcante (GO) e uma em Santa Luzia do Itanhy (SE). Por isso agora o grupo considera 177 escolas.

Equipamentos

O Gape definiu que os equipamentos devem ter especificações que "não inviabilizem a participação de concorrentes". Os kits para professores e alunos variam de acordo com a quantidade de turmas e estudantes e contam com notebook, cloudbooks e projetor. Um notebook extra deverá ser fornecido também para a direção da escola. Para o ensino infantil creche (de 0 a 3 anos) serão entregues notebooks e projetores para professores. 

Os R$ 3,12 bilhões de recursos para os projetos do Gape vêm do leilão do 5G, provenientes dos lotes das faixas de 26 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!