O mercado de TV por assinatura perdeu 135 mil assinantes no mês de agosto, segundo dados da Anatel, fechando o período com 12,844 milhões de clientes. No ano, a queda acumulada é de 598 mil assinantes, e no período de 12 meses a erosão foi de 697 mil assinantes. É o que mostram os números mais recentes divulgados pela Anatel.
Entre as operadoras, a Claro segue perdendo mais base. Em acosto, encolheu quase 100 mil assinantes, para um total de 5,414 milhões de usuários de TV paga, dos quais 521 com a tecnologia de satélite. Já a Sky mantém relativa estabilidade nos números, e registrou em agosto 4,128 milhões de assinantes, 28 mil a menos em um mês, 50 mil a menos nos últimos 12 meses, mas um crescimento na comparação com o começo do ano, quando tinha pouco mais de 4,03 milhões de clientes pagantes.
A Oi também teve crescimento em relação ao ano passado, mas no mês está estável. A operadora, que está em processo de venda de sua base de clientes para a Sky, fechou agosto com 1,873 milhão de assinantes, praticamente o mesmo número do mês anterior. No ano a Oi cresceu cerca de 100 mil clientes.
A Vivo está perto de ficar abaixo de 1 milhão de assinantes. Com 1,006 milhão clientes de TV paga, dos quais 120 mil ainda em na tecnologia DTH e o restante em fibra, a operadora deve desativar no final do mês sua operação de TV paga via satélite, e se não concluir a migração para o acesso em fibra, deixa o grupo das operadoras com mais de um milhão de clientes.
O mercado ainda tem 1,8 milhão de usuários de TV paga na modalidade livre, ou seja, que não pagam assinatura mas recebem os sinais básicos via satélite. Metade dessa base está com a Claro e metade com a Oi. Somando a base livre e a base pagante, o mercado de TV por assinatura tem 14,7 milhões de clientes.