Banda larga retoma marca de 42,7 milhões de acessos; Oi volta a crescer

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O mercado brasileiro de banda larga fixa retomou em julho a marca de 42,7 milhões de contratos ativos, de acordo com informações reportadas pelas operadoras do serviço à Anatel.

Os 42,776 milhões de acessos estão sujeitos a ajustes, que têm ocorrido costumeiramente por conta da subnotificação de parte das empresas. Os dados de junho, por exemplo, foram corrigidos de 42 milhões de assinantes para 42,732 milhões. Em março, o segmento já havia atingido a marca de 42,7 milhões, em patamar depois perdido em meio à inconsistência das informações.

De qualquer forma, os acessos já reportados até julho apontam um crescimento de 6,8% no número de contratos da banda larga em doze meses. Se tomadas as informações de junho, o crescimento em um ano é maior (8,6%) e aponta aceleração frente a maio.

Notícias relacionadas

Grandes

Entre os grandes grupos, destaque para a Oi – que teve o primeiro crescimento na base total de clientes desde setembro de 2021. Em julho, a empresa teve ligeiro saldo líquido positivo de 2,3 mil acessos, para 5,105 milhões de contratos ativos.

Sozinha, a fibra óptica da empresa foi responsável por 56,8 mil ativações (alta mensal de 1,4%), ultrapassando a marca de 4,048 milhões de acessos no segmento e compensando a perda nas tecnologias legadas. Em um ano, a base total da Oi recuou 2,5% (pouco mais de 130 mil contratos), mesmo com alta anual de 23,7% nos acessos de fibra.

A líder do mercado de fibra óptica segue sendo a Vivo, com 5,128 milhões de contratos em julho. No mês, a empresa ativou 78,7 mil acessos na tecnologia (+1,6%) e garantiu saldo positivo de 18,5 mil contratos, contando todas as formas de acesso.

Mesmo com o impacto das redes legadas, a Vivo tem crescido mês a mês no mercado de banda larga fixa em 2022, já acumulando crescimento de 0,7% na base total em doze meses – para 6,372 milhões de contratos ativos. Na fibra, o ritmo de crescimento da operadora marca 23,6% em um ano.

Já a líder de mercado Claro teve o segundo mês seguido de queda na base total após quatro meses consecutivos de recuperação no indicador. As cerca de 7,2 mil desconexões líquidas implicaram queda mensal de 0,1% e de 0,2% em doze meses (para atuais 9,749 milhões de clientes). Na fibra, a empresa segue avançando e adicionou 21,2 mil acessos em julho, para base (relativamente menor que a das concorrentes) de 753 mil clientes.

Desafiantes

Destaques na ativação de clientes no primeiro semestre, as prestadoras de pequeno porte também cresceram surfando na onda da fibra óptica. A Brisanet, por exemplo, ativou 20 mil novos clientes em julho (para 997 mil), enquanto a Desktop reportou 15,8 mil contratos a mais (726 mil). Já a Algar perdeu 18,8 mil acessos (para 754 mil clientes), enquanto a TIM se manteve estável em 706 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!