Após pular a divulgação do mês de maio, a Anatel voltou a divulgar estatísticas sobre o mercado de banda larga fixa brasileiro. Em junho, 42,072 milhões de contratos do serviço foram reportados por operadoras à agência.
Os números apontam 415,4 mil novos contratos nos seis primeiros meses de 2022, mas estão abaixo dos 42,7 milhões de contratos de março (a quantidade foi retificada pela agência); já em maio, eram 41,4 milhões os assinantes reportados. O vai e vem dos dados pode indicar a persistência da subnotificação por parte de empresas menores; já dentre os principais grupos, a parcial até junho é a seguinte:
Base total – junho/22 | Adições líquidas no semestre | |
Claro | 9,756 milhões | 24,8 mil |
Vivo | 6,354 milhões | 32,2 mil |
Oi | 5,103 milhões | – 99 mil |
Alloha Fibra | 1,261 milhão * | 154 mil |
Brisanet | 977,2 mil | 133,9 mil |
Algar | 773 mil | 25,1 mil |
Desktop | 711,1 mil | 99,5 mil |
TIM | 705,8 mil | 14,3 mil |
Vero | 699,1 mil * | 89 mil |
Unifique | 509,6 mil | 32,1 mil |
Os números de acessos totais apontaram Alloha Fibra, Brisanet, Desktop e Vero, nesta ordem, como principais ativadoras de clientes, seja de maneira orgânica ou com ajuda de aquisições. As líderes de mercado Claro e Vivo também tiveram adições positivas, ao contrário da Oi, que perdeu 99 mil clientes de banda larga ao longo de 2022.
Já se avaliada apenas a performance das grandes no mercado de fibra óptica (FTTH), o quadro é distinto. Na tecnologia que é foco estratégico da Nova Oi, a empresa adicionou 297,2 mil acessos ao longo do semestre, para 3,991 milhões de assinantes com fibra em junho. Onde a Oi acaba perdendo base é na rápida retração dos acessos legados em xDSL.
A Vivo teve resultado ainda mais expressivo, perfazendo 440 mil adições líquidas baseadas em FTTH e chegando a mais de 5 milhões de acessos. Acelerando sua estratégia na área, a Claro adicionou 108 mil contratos de fibra óptica nos seis primeiros meses de 2022, para 731 mil. Vivoe Claro também perdem, portanto, acessos em suas bases legadas (xDSL no caso da Vivo e HFC no caso da Claro).
Nacionalmente, 27,758 milhões dos contratos de Internet fixa reportados à Anatel são baseados na fibra, ou quase 66% do mercado total. Segundo as estatísticas de junho, 1,643 milhão de assinantes foram adicionados ao longo do primeiro semestre.