Publicidade
Início Newsletter OneWeb recebe licença de 15 anos no Brasil e terá gateways em...

OneWeb recebe licença de 15 anos no Brasil e terá gateways em Petrolina e Maricá

A constelação de satélites de baixa órbita (LEO) OneWeb recebeu uma licença de 15 anos para exploração de serviços no Brasil e confirmou o planejamento para dois gateways no País: um em Petrolina (PE) e outro em Maricá (RJ).

A autorização da Anatel para foi publicada no Diário Oficial da União do dia 30 e junho e comemorada em comunicado da operadora britânica. “A aprovação da licença marca a entrada da OneWeb no mercado brasileiro […], trazendo diversidade e dinamismo ao segmento de satélites NGSO [não geoestacionários], um dos principais objetivos do marco regulatório de satélites aprovado pela Anatel no ano passado”, afirmou a empresa.

Com a autorização, a OneWeb espera atender milhares de negócios brasileiros e internacionais (inclusive no modelo de parcerias). “Esta licença também permitirá que a OneWeb apoie os esforços do governo brasileiro para estender a infraestrutura digital em todo o País”, sinalizou a operadora.

Notícias relacionadas

A empresa ainda destacou que o Brasil será um dos poucos países a contar com dois gateways para suporte das ofertas, o que demonstraria comprometimento de longo prazo no território nacional. As estações terrestres no Rio de Janeiro e Pernambuco também vão auxiliar a oferta de serviços de conectividade no Caribe e no restante da América do Sul.

Segundo informações do processo de aprovação na Anatel, o sistema de satélites LEO da OneWeb é uma constelação de até 774 artefatos, cada um com volume de um metro cúbico e massa de 160 quilogramas, orbitando a aproximadamente 1,2 mil km de altitude em 18 planos orbitais e que se conectam com até 50 gateways diferentes. Em abril, a empresa reportava 428 dos satélites já em órbita.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile