OneWeb recebe licença de 15 anos no Brasil e terá gateways em Petrolina e Maricá

A constelação de satélites de baixa órbita (LEO) OneWeb recebeu uma licença de 15 anos para exploração de serviços no Brasil e confirmou o planejamento para dois gateways no País: um em Petrolina (PE) e outro em Maricá (RJ).

A autorização da Anatel para foi publicada no Diário Oficial da União do dia 30 e junho e comemorada em comunicado da operadora britânica. "A aprovação da licença marca a entrada da OneWeb no mercado brasileiro […], trazendo diversidade e dinamismo ao segmento de satélites NGSO [não geoestacionários], um dos principais objetivos do marco regulatório de satélites aprovado pela Anatel no ano passado", afirmou a empresa.

Com a autorização, a OneWeb espera atender milhares de negócios brasileiros e internacionais (inclusive no modelo de parcerias). "Esta licença também permitirá que a OneWeb apoie os esforços do governo brasileiro para estender a infraestrutura digital em todo o País", sinalizou a operadora.

Notícias relacionadas

A empresa ainda destacou que o Brasil será um dos poucos países a contar com dois gateways para suporte das ofertas, o que demonstraria comprometimento de longo prazo no território nacional. As estações terrestres no Rio de Janeiro e Pernambuco também vão auxiliar a oferta de serviços de conectividade no Caribe e no restante da América do Sul.

Segundo informações do processo de aprovação na Anatel, o sistema de satélites LEO da OneWeb é uma constelação de até 774 artefatos, cada um com volume de um metro cúbico e massa de 160 quilogramas, orbitando a aproximadamente 1,2 mil km de altitude em 18 planos orbitais e que se conectam com até 50 gateways diferentes. Em abril, a empresa reportava 428 dos satélites já em órbita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!