Ericsson investe na oferta de aplicativos corporativos

A Ericsson anunciou nesta quinta-feira, 5, sua linha de serviços e aplicativos para o mercado corporativo das móveis. Para tanto, a princípio, a empresa oferecerá, por meio de sua divisão Enterprise, cinco serviços para o mercado corporativo das móveis: EMO (Ericsson Mobile Organizer), que possibilita a recepção e envio de e-mails e dados de calendário para usuários de smartphones e PDAs; IP Centrex, que dispõe de equipamentos IP para o núcleo das redes móveis; Mobile Centrex, com funcionalidades do PABX em terminais móveis; In-building, com soluções de cobertura móvel para ambientes indoor; e hosting.
Com essas ofertas, a Ericsson reestruturou sua divisão Enterprise, agora sob a direção do vice-presidente Eduardo Ricotta. O objetivo é conquistar espaço no lucrativo mercado corporativo móvel. Segundo Ricotta, a receita média por assinante (Arpu) do usuário corporativo pode ser até seis vezes superior à do usuário pessoa física. A empresa já tem testes com três operadoras no Brasil para esses aplicativos, mas não revela o nome das teles nem os serviços que vêm sendo testados.

Competição

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O foco no mercado corporativo wireless se dá num momento em que as operadoras móveis passam por uma grande fase de competição. De acordo com Ricotta, há uma saturação do mercado para o consumidor final; a concorrência pelo market share está forte; e há pressão dos usuários (corporativos) por redução do preço da voz.
Com o lançamento dos aplicativos móveis, a Ericsson começará a competir com a RIM, que fornece serviços similares de e-mail e calendário por meio do BlackBerry (em uso pela TIM). A diferença, diz o vice-presidente da empresa, é que os sistemas da Ericsson são abertos e rodam em Windows e Symbian. O aplicativo EMO também funciona nas tecnologias CDMA (Vivo) e GSM (TIM, Oi, Claro, Telemig, CTBC e Sercomtel).

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