A EADS (European Aeronautic Defence and Space Company) anunciou nesta terça-feira, 5, que está em fase avançada de negociações para a aquisição da unidade de radiocomunicações privadas da Nokia. O objetivo, segundo a EADS, é melhorar a sua posição nos sistemas de segurança e soluções de comunicações críticas. O valor da aquisição não foi revelado.
A unidade de radiocomunicações da Nokia inclui produtos de infra-estrutura e terminais da plataforma Tetra (padrão aberto que é base para as redes de rádio públicas), além de uma fábrica com 325 empregados que seriam transferidos para a EADS. Com a aquisição, a EADS uniria a plataforma Tetra à sua própria plataforma Tetrapol para criar a base para próxima geração de soluções de comunicações críticas.
Na avaliação da EADS, existe um mercado potencial global de mais de ? 10 bilhões nos próximos cinco anos para esse tipo de solução. A previsão é de que a aquisição seja concluída até o final deste ano, após obtidas as autorizações dos órgãos regulatórios competentes. A EADS é líder do setor espacial e de defesa e, no ano passado, o grupo obteve receitas de ? 31,8 bilhões.
Aquisições