Roaming em WiMAX será realidade na segunda metade de 2009

Com a entrada em operação das primeiras redes no padrão WiMAX móvel, como a americana Xohm e a russa Yota, tornou-se necessário para a indústria começar a discutir como funcionará o roaming entre as redes. O WiMAX Forum está neste momento desenvolvendo regras para esse fim. A expectativa do vice-presidente do WiMAX Forum, Mohammad Shakouri, é que o roaming entre redes WiMAX se torne realidade a partir do segundo semestre de 2009.
802.16m
Outra novidade que está por vir é o novo padrão de WiMAX, chamado 802.16m. Ele está sendo desenvolvido dentro do IEEE e deve se tornar realidade em 2011. Essa evolução do WiMAX será capaz de transmitir dados a uma velocidade de 1 Gbps em equipamentos fixos e 100 Mbps em móveis. O raio de alcance de suas estações rádio-base (ERBs) será similar ao das redes WiMAX atuais: de 2 Km a 5 Km, dependendo da geografia local.

Notícias relacionadas
O único problema é que o padrão 802.16m precisará de novo espectro e ainda não está definido que faixa de freqüência será usada. "Cada canal nesse padrão precisará de 20 MHz", disse Shakouri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!