A provedora brasileira K2 Telecom escolheu a Nokia e a distribuidora de equipamentos DPR Telecomunicações para projeto de reforço na segurança de sua infraestrutura de rede.
No acordo, a K2 deve implantar o Nokia Deepfield Defender. Segundo a gigante do fornecimento de redes, é a primeira vez que esse software será incorporado por uma operadora regional no mundo.
O Nokia Deepfield Defender é uma solução de detecção e mitigação de DDoS baseado em software que combina dados de rede (como telemetria, DNS e BGP, por exemplo) com o Deepfield Secure Genome – um feed de dados continuamente atualizado na nuvem que rastreia o contexto de segurança da Internet.
A Nokia também será a responsável por implementar o BNG/CGNAT, a solução de atacado da marca, permitindo que a K2 Telecom forneça infraestrutura IP e requisitos de ISP como serviço, além de defesa DDoS como produtos baseados em nuvem – em conjunto com a tecnologia FP4/Flexpath dos roteadores de peering da Nokia. Com isso, a companhia brasileira espera criar novos fluxos de receita.
Detalhes
Em comunicado à imprensa, a K2 Telecom informou: "O BNG combinado com o CGNAT, fornecido em uma plataforma de roteador de serviço, suporta a escala, o desempenho e a capacidade necessários para que a K2 Telecom forneça serviços de banda larga no atacado".
Segundo a Nokia, por meio da tecnologia é possível visibilidade detalhada para mais de 5 bilhões de endereços IPv4 e IPv6. Essa característica permite o rastreio do tráfego da Internet em mais de 30 categorias, com apoio de 100 regras de aprendizado de máquina para classificação automática e alocação precisa de aplicativos e fluxos relacionados à segurança. Com isso, a aplicação promete detecção precisa de DDoS e mitigação rápida mesmo dos ataques mais complexos.
"Esta parceria com a K2 Telecom reforça, mais uma vez, nosso papel em construir redes preparadas para o futuro e melhorar a conectividade dos brasileiros. Mostra nossa preocupação em sempre disponibilizar ao mercado produtos com tecnologia de ponta que possibilitam o aumento da robustez das redes. Contar com a Nokia para isso torna o projeto ainda mais promissor e eficiente", comemorou o diretor de comercial e marketing da DPR Telecomunicações, Marco Munhoz. A empresa é parceira da Nokia para distribuição no País.