ESG vai impactar abertura de capital e aquisições na Ligga Telecom

A adoção de métricas de governança ambiental, social e corporativa (ESG) pela Ligga Telecom deve influenciar tanto as pretensões de abertura de capital (IPO) da operadora paranaense quanto a definição de alvos para aquisição pelo grupo.

O cenário foi desenhado pelo vice-presidente de relações institucionais da Ligga, Vitor Menezes, durante o seminário Telecom ESG promovido nesta terça-feira, 4, por TELETIME. "[O ESG] é um caminho sem volta. Agora, com nosso processo de expansão que passa por fusões e aquisições, isso leva em conta quando avaliamos novas empresas".

A demanda, segundo Menezes, seria fruto da pressão de consumidores e também de investidores, sobretudo em momento que a empresa controlada pelo fundo Bordeaux tem no planejamento uma abertura de capital em meados de 2023. "Para quem está se preparando para IPO e para receber investimentos financeiros, será algo super importante", argumentou o VP da Ligga.

Notícias relacionadas

Frentes

A avaliação interna é que o grupo já tem experiência no segmento, visto iniciativas da antiga Copel Telecom (hoje parte da empresa) em áreas como descarbonização (na seara ambiental) e combate ao bullying online (na social). Para o futuro, outros projetos estão em fase de formatação.

Uma delas passa pela posição da Ligga como detentora de lote regional de 3,5 GHz no Norte, a partir da controlada Sercomtel: segundo Menezes, o atendimento de compromissos de cobertura em cidades de baixa densidade da região será acompanhado de projetos de sustentabilidade, educação e empreendedorismo entre comunidades ribeirinhas e indígenas.

Outras iniciativas no forno são produtos voltados para sustentabilidade que devem passar a fazer parte do portfólio da Ligga e a criação pelo grupo de uma vice-presidência para pautas relacionadas ao ESG, sinalizou Menezes durante o evento virtual.

Concorrência

Assim como demais especialistas, o VP de relações institucionais da Ligga reconheceu que a abordagem é necessária na cadeia de telecom e capaz de gerar até mesmo retorno financeiro. Contudo, Menezes também demonstrou preocupação com concorrentes de menor porte que não seguiriam regras de governança corporativa, ambiental ou social.

"O ESG é uma tendência, mas não é a realidade de todas as empresas. Ele tem custos que valem a pena o investimento, mas quando você olha alguns concorrentes, não há regras de compliance, de ética, e isso gera uma guerra de preço injusta – porque a governança custa. Com concorrentes na direção contrária, eles conseguem praticar um preço menor".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!