RNP e pesquisadores debatem experiência do usuário na TV 3.0

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoveu nesta semana, no Rio de Janeiro, um encontro para os integrantes do Grupo de Trabalho de Codificação de Aplicações do projeto de desenvolvimento da TV 3.0, incentivado pelo Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

O evento reuniu pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além de colaboradores da RNP, com o objetivo de promover um debate sobre a jornada do usuário da próxima geração da televisão no Brasil.

No primeiro dia, foi criado todo o contexto do desenvolvimento da nova tecnologia e no segundo, foi realizada a identificação do público que fará o uso da TV 3.0 e suas respectivas necessidades, além da criação de um esboço da jornada do usuário. Para Marcelo Moreno, coordenador do GT de Codificação de Aplicações e professor da UFJF, esse tipo de encontro é importante porque suscita a discussão tendo diferentes pontos de vistas em cima desse requisito importante para a TV 3.0, que segundo o pesquisador, é uma mudança de paradigma do que se conhece hoje como canais de TV para uma orientação para aplicativos.

Notícias relacionadas

A RNP foi convocada pelo MCom para se integrar à terceira fase do projeto coordenado pelo Fórum SBTVD, disponibilizando apoio a grupos de pesquisas de seis universidades brasileiras, encarregados de dez metas tocadas por cerca de 70 pesquisadores para realizar as pesquisas que resultarão em insumos para a construção do que será a TV 3.0 brasileira.

Segundo Adriano Adoryan, gerente de soluções da RNP, o papel da organização vai além da gestão formal de projetos, buscando identificar oportunidades e promover trocas de experiências entre os diversos atores, para que a pesquisa possa avançar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!