Itaú expande testes com conexão de baixa órbita, inclui Hughes e OneWeb

Agência do Banco Itaú. Foto: Divulgação

Após iniciar testes com a banda larga de satélites de baixa órbita (LEO) da Starlink para a conexão de agências em localidades de difícil acesso, o Itaú também está realizando a validação do recurso ao lado da Hughes – que deve distribuir no Brasil capacidade da constelação OneWeb.

A informação foi revelada em conversa recente com TELETIME sobre a abordagem do banco para o segmento de telecom. "Com a Hughes estamos começando a testar para validar. Nas agências em que já colocamos [o recurso via Starlink], nós resolvemos um problema sério", indicou o diretor de tecnologia do Itaú, Fábio Napoli, na ocasião.

Vale lembrar que a Hughes é acionista e distribuidora de capacidade da OneWeb, que tem constelação formada com 634 satélites de baixa órbita e disponibilidade comercial em expansão. Procurada, a Hughes confirmou que está "em fase de análise de especificação técnica" da solução LEO da parceira ao lado de clientes no País.

Notícias relacionadas

Hoje, a capacidade da constelação de baixa órbita da OneWeb está disponível em localidades do Sul do Brasil (principalmente para testes). A cobertura deve ter alcance nacional no último trimestre do ano, com foco de atuação no mercado B2B.

Norte e Nordeste

Pelo lado do Itaú, Fábio Napoli relata que o piloto de conectividade de baixa órbita em andamento desde abril com tecnologia da Starlink tem focado em agências onde a cobertura por outros meios representa desafio maior, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo o executivo, a banda e o tempo de resposta verificados nas primeiras ativações estariam encorajando a busca pela homologação ao lado de demais fornecedoras. No caso da capacidade da Starlink, os testes do Itaú têm sido realizados através de parceria com a SC CapRock.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!